Notícia
Matteo Renzi nomeia Claudio Descalzi para CEO da Eni
O primeiro-ministro italiano nomeou o responsável pela descoberta, em 2011, da maior reserva de gás natural de Moçambique, num consórcio com participação da Galp.
O primeiro-ministro italiano, Matteo Renzi, anunciou, esta segunda-feira, a nomeação de Claudio Descalzi para CEO da Eni. O novo responsável vai substituir Paolo Scaroni, no cargo desde 2005, quando foi nomeado pelo chefe do Governo da altura, Silvio Berlusconi, refere a Bloomberg.
Claudio Descalzi entrou na petrolífera italiana em 2005 e desde Julho de 2008 que é o responsável de operações na secção de exploração e produção da empresa. Em Outubro de 2011 foi o responsável pela maior descoberta de gás natural de Moçambique. A Eni liderava este consórcio com 70% e a Galp tinha uma participação de 10%.
A nomeação de Descalzi será confirmada na assembleia-geral de accionistas, a 9 de Maio.
Para o analista do Deutsche Bank, Lucas Herrmann, a nomeação do novo CEO mostra que os “argumentos técnicos pesaram mais do que os argumentos políticos”. Citado pela Bloomberg, Herrmann refere ainda que a nomeação do engenheiro de 59 anos “afasta as incertezas que poderiam existir através de uma escolha exterior à empresa. Descalzi é bastante conhecido pelos investidores”, concluiu.
O Estado italiano detém 30% do capital social da petrolífera, através de participação directa e de um investimento do banco estatal, o que lhe confere poderes para nomear o responsável pela empresa.
A Eni detém uma participação de 9% na estrutura accionista da Galp Energia.
As acções da petrolífera italiana seguem a valorizar 0,49% para 18,55 euros.