Notícia
Martifer entrega proposta para a subconcessão dos Estaleiros de Viana (act.)
A Martifer entregou hoje, 23 de Setembro, uma proposta para a subconcessão dos Estaleiros Navais de Viana do Castelo (ENVC), confirmou ao Negócios o presidente do grupo, Carlos Martins. O prazo de entrega das propostas terminou às 11 horas desta segunda-feira.
Foram oito as entidades nacionais e estrangeiras que levantaram o caderno de encargos do concurso para a subconcessão dos Estaleiros Navais de Viana do Castelo (ENVC), tendo algumas das candidatas, como foi o caso da norueguesa Volstad Maritime, decidido não avançar com qualquer proposta.
Até ao momento, o Negócios confirmou já que a Martifer entregou uma proposta, de acordo com informação avançada pelo próprio presidente da empresa, Carlos Martins.
Do universo empresarial deste grupo de Oliveira de Frades faz parte a NavalRia, os estaleiros navais de Aveiro de onde saíram os últimos navios da Douro Azul e que está a construir mais duas embarcações para a operadora turística detida pelo empresário Mário Ferreira.
É também conhecido o interesse dos grupos russo RSI Trading e brasileiro Rio Nave, que estiveram presentes no abortado concurso de privatização dos ENVC, assim como do grupo português AMAL e do grupo alemão que detém a Ferrostaal, empresa envolvida na polémica venda de dois submarinos a Portugal.
Segundo o programa de procedimento do concurso para a subconcessão dos terrenos dos ENVC, os concorrentes ficam obrigados a manter as respectivas propostas, em que não são admitidas condições, termos ou variantes ao anúncio, durante um período de 180 dias.
(Notícia actualizada às 12h32 com mais informação)