Notícia
Marques Mendes quer que governantes ponham as mãos na biomassa
"Só num país de doidos é que há um concurso que o Governo abre em Março de 2006 para 15 centrais de biomassa e cinco anos depois tem o concurso praticamente no papel", afirmou o gestor e antigo dirigente do PSD.
14 de Abril de 2011 às 13:17
Marques Mendes lamenta falta de atenção à biomassa. |
Marques Mendes sublinhou hoje, num seminário da Câmara de Comércio Luso-Belga-Luxemburguesa e da Sociedade Rebelo de Sousa, que "o poder político não tem manifestado sensibilidade [para a biomassa], com excepção do actual secretário de Estado [da Energia, Carlos Zorrinho]".
O gestor e antigo dirigente do Partido Social Democrata lembrou ainda que os parques eólicos funcionam cerca de 2.500 horas por ano e as centrais solares cerca de 1.600 horas, enquanto as unidades de biomassa produzem electricidade durante quase 7.500 horas por ano.
Marques Mendes também chamou a atenção para o papel de geração de emprego das centrais de biomassa, por contraposição às eólicas e energia solar. Ainda assim, o administrador da Nutroton Energias considera que "esta aposta que o país tem feito nos últimos anos nas renováveis é estrategicamente correcta".
Luís Marques Mendes lamenta ainda que haja menos investidores virados para o sector da biomassa. "Os bancos não acham graça nenhuma a financiar a biomassa", referiu o mesmo responsável.