Notícia
Maria Manuel Mota e Sara do Ó vencem Prémio Dona Antónia
A diretora do IMM e a CEO do Grupo Your foram distinguidas na 32.ª edição do prémio presidido por Artur Santos Silva e criado pelos descendentes da Ferreirinha e pela Sogrape, detentora da marca de vinho Porto Ferreira.
A cientista Maria Manuel Mota, atual diretora executiva do Instituto de Medicina Molecular João Lobo Antunes (iMM) da Universidade de Lisboa, venceu o Prémio Dona Antónia na categoria de consagração de carreira, pelo "percurso de vida consolidado e merecedor de inequívoco reconhecimento público".
Natural de Vila Nova de Gaia, onde nasceu em 1971, a investigadora do parasita da malária dirige desde 2014 o iMM, que esteve envolvido nos testes de rastreio e de imunidade à covid-19, e "a sua liderança tem valido um aumento significativo da massa crítica do instituto, com o objetivo de promoção de descobertas novas e disruptivas, criando assim um espaço para dinâmicas ousadas".
A justificação é dada pelos promotores desta distinção anual concedida a mulheres portuguesas que se afirmam publicamente pelas suas qualidades humanas e espírito empreendedor. Presidido por Artur Santos Silva, o prémio foi criado em 1988 pela Sogrape e pelos descendentes da histórica Dona Antónia Adelaide Ferreira, uma figura que se destacou no desenvolvimento da viticultura do Douro.
Já o Prémio Revelação, acrescentado a partir de 2014 e que enaltece uma profissional em fase de afirmação, foi atribuído a Sara do Ó. Depois de se licenciar em Controlo e Gestão Financeira no ISCAL – fez depois uma especialização em Fiscalidade pelo ISCTE-IUL –, iniciou a carreira como auditora na KPMG e é a fundadora e presidente executiva do Grupo Your, composto por nove áreas que prestam serviços de apoio à gestão de empresas.
Membro da Câmara dos Técnicos Oficiais de Contas, a financeira incorpora o conselho editorial da Executiva desde 2018 e também o conselho fiscal da Associação Cristã de Empresários e Gestores (ACEGE). Ainda segundo a nota partilhada pelos organizadores do prémio, em 2016 criou a Ilha da Misericórdia, uma associação sem fins lucrativos que apoia pessoas em recomeço de vida.