Notícia
Lucros do La Caixa sobem 18% no primeiro trimestre
O banco catalão La Caja de Ahorros y Pensiones de Barcelona anunciou hoje que os lucros líquidos no primeiro trimestre deste ano subiram 18% para os 195,6 milhões de euros (39,21 milhões de...
A instituição, mais conhecida por La Caixa, registou uma subida de 13,6% na margem financeira, que mede a diferença entre o dinheiro que entra em depósitos e o que sai em empréstimos, para 416.2 milhões de euros (83,44 milhões de contos).
O La Caixa beneficiou de uma conjuntura de baixas taxas de juro aliadas a um crescimento económico de 3,5% e à mais baixa taxa de desemprego dos últimos 20 anos.
O baixo nível dos juros promoveu uma maior entrada de capital nos fundos de investimento geridos pelo banco, o que se traduziu num ganho de comissões da ordem dos 199,8 milhões de euros, um crescimento de 16%, quando comparado com o primeiro trimestre de 1999.
O banco espanhol também anunciou a compra de 0,83% no Deutsche Bank, elevando a sua posição no banco alemão para 3,83%. O accionista de referência do Banco Português de Investimento (BPI) revelou ainda o aumento da sua participação na distribuidora de águas francesa Suex Lyonnaise des Eaux de 1,07% para 1,58%.
O banco mutualista La Caixa não se encontra cotado.