Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Lucros do Crédit Agricole caem 65% com dívida grega

As imparidades com a dívida grega do terceiro maior banco francês atingiram 905 milhões de euros no terceiro trimestre.

10 de Novembro de 2011 às 08:32
  • ...
O Crédit Agricole, o terceiro maior banco francês e accionista do Banco Espírito Santo, teve uma queda dos lucros referentes ao terceiro trimestre deste ano de 65%, devido às imparidades registadas com a dívida soberana grega.

Os lucros caíram para 258 milhões de euros, contra os 742 milhões de euros um ano antes, anunciou a instituição financeira, que falha assim a estimativa de um conjunto de analistas, recolhida pela Bloomberg, cuja média projectava resultados de 552 milhões de euros.

A imparidade com a dívida grega atingiu os 905 milhões de euros.

O Crédit Agricole também poderá sofrer danos colaterais com Itália. Este banco e o BNP Paribas, segundo a Bloomberg, são os mais expostos à dívida italiana. O BNP Paribas já tinha anunciado uma queda no lucro trimestral de 72%, com as imparidades da dívida grega a atingirem 2,26 mil milhões de euros. A Societe Générale caiu 31%, com o registo de imparidades de 333 milhões de euros.

Segundo a Bloomberg, Itália e Grécia são essenciais para o Crédit Agricole conseguir atingir a sua meta de lucros de seis a sete mil milhões de euros em 2014.

As perdas do seu banco grego, Emporiki Bank, duplicaram para 397 milhões de euros no terceiro trimestre, admitindo já a dificuldade de conseguir o objectivo desta unidade ter "breakeven" (anular perdas) no final de 2012.

O Crédit Agricole tem uma participação directa no BES de 10,81%, além da participação na Bespar que, com o Espírito Santo Financial Group, detém 40% do capital.
Ver comentários
Saber mais Crédito Agricole BES Grécia
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio