Notícia
Lucros do BNP Paribas caem 19% no primeiro trimestre de 2002
Os lucros do BNP Paribas registaram uma quebra de 19% para os 1,02 mil milhões de euros no primeiro trimestre de 2002, após o banco ter aprovisionado cerca de 300 milhões de euros para cobertura de crédito malparado e perdas de investimento.
No primeiro trimestre de 2002, o BNP Paribas lucrou 1,02 mil milhões de euros, abaixo dos 1,25 mil milhões de euros conseguidos em igual período do ano transacto, «num início de ano difícil para o mercado de acções e de abrandamento económico», como explicou o presidente da instituição bancária Michel Pebereau em comunicado.
Para o mesmo período, a carteira de investimentos do BNP Paribas registou uma desvalorização de 39% para os 200 milhões de euros, o que levou o banco francês a proceder à constituição de uma provisão de 300 milhões de euros, que visa igualmente a cobertura de eventuais incumprimentos derivantes da concessão de crédito.
Os resultados do maior banco francês saíram acima das estimativas dos analistas, que contavam com um lucro de 989 milhões de euros.
Na praça de Paris, as acções do BNP Paribas, que integram o CAC40 [CAC], seguiam com uma desvalorização de 0,7% para os 57,70 euros.