Notícia
Lucros da Volvo quadruplicam no trimestre
Os lucros da Volvo, maior fabricante de camiões europeia, quadruplicaram no primeiro trimestre, já que o crescimento económico impulsionou a procura na América do Norte e a empresa conseguiu ganhos extraordinários com a reavaliação da sua participação na
Os lucros da Volvo, maior fabricante de camiões europeia, quadruplicaram no primeiro trimestre, já que o crescimento económico impulsionou a procura na América do Norte e a empresa conseguiu ganhos extraordinários com a reavaliação da sua participação na Scania.
Os resultados líquidos da Volvo ascenderam às 2,25 mil milhões de coroas suecas (246 milhões de euros), ou 5,40 coroas por acção, no período em análise, contra 506 milhões de coroas suecas (55,34 milhões de euros), ou 1,21 coroas por acção, de igual período do ano anterior, disse a empresa em comunicado, citada pela Bloomberg.
Estes resultados superaram as expectativas dos analistas consultados pela agência noticiosa que estimavam lucros de 1,88 mil milhões de coroas suecas (205 milhões de euros).
As vendas aumentaram 11% para as 45,5 mil milhões de coroas suecas (4,97 mil milhões de euros), face a 40,9 mil milhões de coroas suecas (4,47mil milhões de euros) de igual período do ano anterior.
A Volvo tem estado a reduzir custos e postos de trabalho e introduziu três novos modelos de camiões pesados para compensar o declínio na Europa e América do Norte. A aceleração do crescimento económico também encorajou as vendas na maior parte dos mercados da empresa.
«A procura aumentou de forma notável na América do Norte», disse o presidente executivo, Leif Johansson em comunicado.
«Estamos a assistir uma recuperação económica que está a ser dirigida pela necessidade dos clientes de substituírem produtos e por novos investimentos. A economia está também a melhorar na Europa Ocidental. O importante mercado germânico está a mostrar claros sinais de uma reviravolta», acrescentou Johansson.
As acções da Volvo aumentaram 23% este ano e seguiam agora a subir 4,64% para as 270,5 coroas suecas (29,58 euros).