Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Lucros da Portugal Telecom crescem 46,6% em 2013

O resultado líquido da Portugal Telecom aumentou 46,6% em 2013 para 331 milhões de euros. Este resultado foi influenciado pela venda da posição na CMT. Em Portugal a tendência de queda mantém-se.

19 de Fevereiro de 2014 às 07:54
  • ...

O resultado líquido da PT aumentou 46,6% em 2013 para 331,0 milhões de euros, o que superou os 321 milhões estimados pela média dos analistas. Já no último trimestre do ano a tendência foi oposta, com os lucros a caírem 35,3% para 25,9 milhões de euros, de acordo com a informação enviada pela cotada para a Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).

 

A contribuir para o aumento dos lucros no ano passado esteve essencialmente a venda da Companhia de Telecomunicações de Macau (CMT), uma operação realizada no primeiro semestre do ano e que permitiu à PT encaixar 330 milhões de euros.  A operadora liderada por Henrique Granadeiro explica que, do lado oposto, estiveram as operações em Portugal, cujo EBITDA diminuiu, bem como o aumento de custos associado a um plano de reduçãode 400 funcionários.

 

As receitas totais da PT diminuíram 5,4% para 2,9 mil milhões de euros, num período marcado pela redução de receitas em Portugal e pelo efeito cambial que afectou os resultados da MTC.

 

Já o EBITDA da empresa caiu 9,9% para 1,29 mil milhões de euros, penalizado sobretudo pelas operações em Portugal.

 

PT tem mais clientes em Portugal mas menos receitas

 

O número de clientes da Portugal Telecom voltou a aumentar em 2013, mas os dados operacionais deterioraram-se.

 

A PT fechou o ano com cerca de 5,15 milhões de acessos no segmento de retalho fixo e 7,89 milhões no móvel, o que corresponde a crescimentos de 2,1% e 3,9%, respectivamente.

 

Contudo, apesar do aumento de clientes, as receitas da PT em Portugal caíram 5,2% para 2,55 mil milhões de euros. A justificar este comportamento esteve essencialmente o contexto macroeconómico no território nacional bem como a concorrência neste sector.

 

O EBITDA diminuiu 9,1% para 1,09 mil milhões de euros e o resultado operacional desceu 12,6% para 403,8 milhões de euros.

 

Menos 400 funcionários em Portugal

 

A Portugal Telecom implementou um programa de redução de funcionários em 2013, com o impacto nas contas a ascender a 127 milhões de euros.

 

Segundo a informação disponibilizada pela empresa, ao longo do ano passado, e com maior incidência no segundo trimestre de 2013, a PT implementou um programa de redução de pessoal, que afectou 400 funcionários.

 

Oi melhora receitas e EBITDA

 

A contribuir para os resultados da PT esteve também a Oi, cujas receitas aumentaram 1% para 28,42 mil milhões de reais (8,66 mil milhões de euros).

 

Já o EBITDA cresceu 8% para 8,8 mil milhões de reais, depois de no último trimestre do ano ter registado “uma receita não recorrente no valor de cerca de 1,5 mil milhões de reais, relacionada com a venda da GlobeNet”, explica a empresa no mesmo comunicado.  

Ver comentários
Saber mais Portugal Telecom PT resultados Henrique Granadeiro
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio