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Lucros da Media Capital crescem 38% para 13 milhões

Os lucros da Media Capital aumentaram 38% em 2005, atingindo os 13 milhões de euros. Os resultados, que ficaram abaixo das previsões dos analistas, que apontavam para lucros de 15,8 milhões, foram hoje comunicados à CMVM. Em 2004, o resultado líquido da e

16 de Fevereiro de 2006 às 18:28
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Os lucros da Media Capital aumentaram 38% em 2005, atingindo os 13 milhões de euros. Os resultados, que ficaram abaixo das previsões dos analistas, que apontavam para lucros de 15,8 milhões, foram hoje comunicados à CMVM. Em 2004, o resultado líquido da empresa que detém a TVI foi de 9,5 milhões de euros.

Mas de acordo com o comunicado, o resultado líquido cresceu no ano passado 74% para os 16,5 milhões de euros «numa base comparável», se fossem excluídos os «custos não recorrentes de reorganização da equipa de gestão que ocorreram no quarto trimestre de 2005 na "holding" [com as saídas de três administradores para a entrada de dois da Prisa e um da RTL] e da rádio [com a saída de Pedro Tojal]».

A empresa liderada por Pais do Amaral apresentou receitas consolidadas de 221,2 milhões de euros em 2005, uma subida de 4% em relação ao ano passado. Já o EBITDA desceu 2%, para os 40,5 milhões de euros.

A subida das receitas é impulsionada pelo crescimento do investimento publicitário na TVI. A estação líder de audiências recolheu 136,3 milhões de euros em publicidade em 2005, uma subida de 8% face ao ano passado. Já a venda de CD, com as bandas sonoras das novelas da estação, permitiu receitas de 23 milhões de euros, mais 32% do que em 2004.

Os custos operacionais da TVI aumentaram para 111 milhões de euros (mais 8% que em 2004). Deste valor, os custos de programação sofreram um aumento de 4,1 milhões de euros, por causa da transmissão da Liga portuguesa e das edições dos programas «1.ª Companhia» e «Quinta das Celebridades».

Já as receitas operacionais das rádios do grupo (Cidade, Comercial, Clube Português e Best Rock) cresceram 4% para os 14,5 milhões de euros.

Por sua vez, as receitas publicitárias da Media Capital Outdoor desceram 13% para os 16,6 milhões de euros. De acordo com o comunicado do grupo presidido por Pais do Amaral, a «retracção do mercado de publicidade exterior, condicionado pelo efeito comparativo com o Euro2004» está na origem da queda dos valores.

O investimento publicitárias nas revistas do grupo («Lux», «Lux Woman», «Maxmen») desceu 4% para os 4,7 milhões de euros. As receitas das assinaturas e vendas em banca foram de 8 milhões de euros, mais 13% que em 2004.

O endividamento total da Media Capital registou uma diminuição de 15,1 milhões de euros em 2005, para os 107,8 milhões de euros.

De acordo com uma «poll» de cinco analistas realizada pela Reuters, os lucros da Media Capital teriam subido 66% para uma média de 15,8 milhões de euros. O departamento de «research» do BPI era o mais optimista em relação aos lucros da empresa apontando para um resultado de 19,9 milhões de euros. O valor mais baixo era da Espírito Santo Research: 12,9 milhões de euros. Santander (13,4 milhões), UBS (14 milhões) e Millennium bcp investimento (18,9 milhões) são os outros bancos que participaram.

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