Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Lucros da Inapa sobem 69% em 2010

A Inapa concluiu o exercício de 2010 com uma subida de 69% nos lucros. Já as vendas aproximaram-se dos mil milhões de euros. A empresa volta afirmar que está atenta a oportunidades de consolidação.

10 de Março de 2011 às 17:12
  • ...
"O grupo Inapa encerrou a actividade consolidada de 2010 com um resultado líquido de 3,7 milhões de euros, o que corresponde a uma melhoria de 69% face ao comportamento obtido em 2009", adianta o comunicado da empresa publicado no site da Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).

Antes de impostos, o resultado da cotada ascendeu a 8,8 milhões de euros, o que representa um crescimento de 79,9%.

Por outro lado, a empresa liderada por José Félix Morgado (na foto) acrescenta que as vendas consolidadas, aumentaram 4,5% em relação ao ano anterior para os 980,3 milhões de euros, a reflectir "o crescimento registado nos negócios complementares ao papel, que apresentaram uma evolução de 25% face ao ano anterior, atingindo os 66,4 milhões de euros e aumentando o peso no total das vendas consolidadas para 6,8%".

Quanto ao EBITDA recorrente, o crescimento foi de 9,2% para os 35,4 milhões de euros, a que corresponde uma margem de 3,6%. O EBIT elevou-se em 9,6% para os 25,9 milhões de euros.

A empresa terminou o ano de 2010 com uma dívida líquida consolidada de 434 milhões de euros, mais 2,8% do que no exercício passado. Este crescimento é explicado pelo aumento do capital circulante em resultado do crescimento da actividade. A empresa reitera que a redução da dívida continua a ser uma prioridade, pelo que vai prosseguir com as medidas para cortar os níveis de fundo de maneiro, bem como a alienação em activos não-estratégicos.

Já os custos financeiros líquidos desceram 10,2% no ano passado para os 17,1 milhões de euros.

"Para o próximo ano é esperado um aumento das vendas consolidadas da Inapa suportado pelo crescimento moderado da procura, gerado pelo crescimento das principais economias europeias onde operamos, a par do aumento do peso dos negócios complementares", conclui a cotada.

Para 2011, a Inapa antevê também "uma ligeira correcção ascendente dos preços". A companhia sublinha ainda que a economia portuguesa, que pesa cerca de 5% do negócio, deverá ser a única a obter um desempenho inferior ao do ano passado.

"De forma a extrair o máximo de valor do negócio do papel, o Grupo continuará focalizado na análise de eventuais oportunidades de consolidação nos mercados em que opera a par do desenvolvimento de iniciativas que reduzam os seus custos operacionais", realça a cotada.

A Inapa terminou a sessão a 1,71% para os 0,356 euros.
Ver comentários
Saber mais Inapa PSI-20 José Félix Morgado Resultados 2010
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio