Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Lucros da Cimpor caem mais de 18% no primeiro semestre (act.)

A Cimpor registou um lucro de 107,1 milhões de euros no primeiro semestre do ano, o que representa uma quebra superior a 18% face a igual período do ano passado. A empresa alerta que os resultados do total deste ano dificilmente serão idênticos aos de 2007.

27 de Agosto de 2008 às 17:22
  • ...
A Cimpor registou um lucro de 107,1 milhões de euros no primeiro semestre do ano, o que representa uma quebra superior a 18% face a igual período do ano passado. A empresa alerta que os resultados do total deste ano “dificilmente” serão idênticos aos de 2007.

O resultado líquido da cimenteira recuou 18,6% para os 107,1 milhões de euros, o que compara com os 131,7 milhões de euros verificados no primeiro semestre de 2007, de acordo com um comunicado emitido para a Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).

Os números hoje divulgados ficaram aquém do esperado. Os analistas consultados pela Reuters estimavam que os lucros caíssem, em média, 10,7% para 117,6 milhões de euros.

Neste período, o volume de negócios da empresa cresceu 8,3% para os 1,01 mil milhões de euros, uma evolução justificada em grande parte pelo crescimento observado no Brasil, no Egipto e pelas aquisições feitas na China e na Índia.

Os negócios fora da Península Ibérica representam já mais de metade das receitas do grupo, num período em que se assistiu a uma “diminuição do volume de actividade em Portugal e, mais acentuadamente, em Espanha”, revela o comunicado.

A Cimpor realça o facto do grupo estar “muito menos vulnerável às flutuações” do mercado ibérico.

Quanto ao EBITDA, a evolução foi negativa. Comparando o primeiro semestre de 2008 com o do ano passado a queda foi de 6% para os 279,1 milhões de euros, num período marcado pela “conjuntura altamente desfavorável” vivida em Portugal e Espanha, bem como por uma descida de preços na Turquia provocada por “algum excesso de oferta”.

A margem de EBITDA também caiu de 31,7%, em 2007, para 29,6% no período em análise, depois de se ter registado um “agravamento continuado dos custos de electricidade e combustíveis”

Os resultados operacionais da Cimpor caíram 12,2% para os 190,8 milhões de euros, resultado de um acréscimo de 11% das amortizações e provisões, “fruto das aquisições e outros investimentos entretanto efectuados”, adianta a mesma fonte.

A empresa esclarece que será difícil conseguir registar lucros de 304 milhões em 2008, tal como aconteceu o ano passado. “Os aumentos quer das amortizações quer da dívida financeira (dados os investimentos entretanto efectuados) e a persistência das taxas de juro em níveis elevados dificilmente permitirão alcançar o valor de 304 milhões de euros obtido no ano transacto”.

As acções da Cimpor fecharam a sessão a cair 2,02% para os 4,125 euros.

Ver comentários
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio