Notícia
Lucros da Luz Saúde caem 20% para 17 milhões de euros
A dona dos Hospitais da Luz teve um resultado líquido atribuível aos accionistas de 17,4 milhões de euros no ano de 2016. Este valor reflecte uma queda de 20,2% face ao ano de 2015.
A Luz Saúde, dona do Hospital da Luz, obteve um resultado líquido atribuível aos accionistas de 17,4 milhões de euros em 2016, de acordo com a informação enviada à Comissão de Mercado de Valores Mobiliários (CMVM). Este valor representa uma queda de 20,2% dos lucros face a 2015, ano em que a empresa obteve um resultado líquido atribuído aos accionistas de 21,8 milhões de euros.
A empresa liderada por Isabel Vaz registou rendimentos operacionais consolidados no valor de 450,7 milhões de euros, o que reflecte uma subida de 6,4% face a 2015. O comunicado explica que este valor foi "impulsionado pelo crescimento de 8,3% do segmento privado, apesar do impacto relevante da reintrodução de feriados (menos três dias úteis do que em 2015)".
O EBITDA consolidado da Luz Saúde foi de 52,1 milhões de euros no ano passado, o que representa uma queda de 14,1% face a 2015. A margem de EBITDA fixou-se nos 11,6%, o que contrasta com os 14,3% obtidos em 2015.
A margem de EBITDA, de acordo com o comunicado, foi "penalizada fundamentalmente pela performance do segmento público (Hospital Beatriz Ângelo), em consequência do incremento de custos com fármacos resultante do crescimento muito significativo da dispensa de medicamentos para o tratamento do VIH e da actividade de Oncologia, bem como dos custos com pessoal devido ao aumento do número de médicos em formação (internos) e ao efeito da anualização do reforço do quadro efectuado em 2015".
No ano passado, a empresa realizou um investimento total de 54 milhões de euros. Deste valor total, 35 milhões de euros "representam investimento de expansão da rede privada, quer em termos geográficos com a aquisição do Hospital da Luz Guimarães, do Hospital do Mar Gaia e com o início da construção de uma nova unidade em Vila Real, quer de unidades já existentes, com o investimento em curso no aumento da capacidade do Hospital da Luz Lisboa, do Hospital da Luz Oeiras e do Hospital da Luz Arrábida".