Notícia
Lucros da Inditex crescem 10% no primeiro semestre e ações da empresa disparam 4%
A dona da Zara alcançou um resultado liquído de 2.768 milhões de euros entre fevereiro e julho de 2024.
Com menos lojas mas cada vez mais vendas, a Inditex encerrou o seu primeiro semestre fiscal (que vai de fevereiro a julho) com um aumento de 10% nos lucros em termos homólogos para 2.768 milhões de euros. Os bons resultados parecem estar a agradar os investidores, com a dona de marcas como a Zara e a Massimo Dutti a disparar quase 4% em bolsa. Cada ação da cotada vale, neste momento, 48,04 euros.
A líder mundial de venda de roupa a retalho viu as suas vendas aumentar em 7,2% neste primeiro semestre fiscal, atingindo os 18,065 milhões de euros. Este crescimento é, no entanto, inferior ao registado no mesmo exercício de 2023, quando as vendas da Inditex cresceram 13,5%.
De acordo com a empresa, tanto as vendas físicas como as vendas pelo segmento online registaram uma "evolução muito satisfatória", com a margem bruta da retalhista a crescer 7,5% para 10.541 milhões de euros no semestre em exercício. Já o EBITDA (resultado antes de juros, impostos, depreciações e amortizações) cresceu 8,1% para os 5 mil milhões de euros.
As retalhistas de moda tradicionais têm enfrentado uma grande competição nos últimos anos de plataformas de "low-cost", como a chinesa Shein ou a irlandesa Primark. No entanto, a Inditex parece estar imune a esta competição, ao constantemente registar um avanço nos lucros. Só este ano, a dona da Zara já avançou mais de 22% em bolsa.
Para o resto do ano, os resultados também se avizinham positivos. Já após o fecho do seu primeiro semestre fiscal, as vendas da Inditex cresceram 11% em termos homólogos, entre 1 de agosto e 8 de setembro. Em 2024, a retalhista de moda pretende investir 1,8 mil milhões de dólares, de forma a "ampliar as nossas capacidades, gerar eficiências e aumentar a diferenciação competitiva para o próximo nível", anunciou esta quarta-feira a empresa ao mercado.
Recentemente, a Inditex inaugurou uma das maiores loja da Zara do mundo no centro de Lisboa. A loja estende-se por mais de cinco mil metros quadrados distribuídos por quatro pisos, mas a empresa não revelou o valor do investimento.