Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Lucro da banca de empresas poderá duplicar nos próximos cinco anos

A banca de empresas – dirigida a empresas com facturação entre 10 e 250 milhões de euros – oferece actualmente, de acordo com um estudo da Mercer Oliver Wyman, uma das maiores oportunidades da banca europeia. A empresa de consultoria prevê uma intensifica

27 de Janeiro de 2004 às 17:29
  • ...

A banca de empresas – dirigida a empresas com facturação entre 10 e 250 milhões de euros – oferece actualmente, de acordo com um estudo da Mercer Oliver Wyman, uma das maiores oportunidades da banca europeia. A empresa de consultoria prevê uma intensificação da concorrência entre os bancos nacionais e os estrangeiros presentes em Portugal.

A Mercer Oliver estima que este segmento duplique o lucro económico nos próximos cinco anos para os 2.300 milhões de euros.

De acordo com os consultores da Mercer Oliver Wyman, do total estimado para os próximos 5 anos, 1.200 milhões de euros corresponde ao lucro económico adicional, equivalente a 4.100 milhões de lucros operacionais brutos e 8.400 milhões de receitas.

O objectivo de duplicação dos lucros estará dependente da optimização dos modelos de negócio em quatro áreas chave: o conhecimento dos clientes, a gestão do risco de crédito, a gestão da força de vendas e a disciplina operacional.

Em 2003, este segmento gerou para os bancos Europeus receitas de 37.000 milhões de euros, um lucro operacional bruto de 14.500 milhões de euros e um lucro económico de 1.100 milhões de euros.

De acordo com os responsáveis pelo estudo, a banca de empresas, "tradicionalmente subvalorizada por analistas e pela maioria das entidades financeiras", é um segmento atractivo para os bancos europeus, devido às "receitas altamente estáveis" e aos "riscos previsíveis".

Rodrigo Pinto Ribeiro, Senior Manager da Mercer Oliver Wyman, afirma que a banca de empresas oferece uma oportunidade significativa em todos os mercados europeus.

Sobre Portugal, Pinto Ribeiro refere que "o crescimento das receitas e dos lucros dos bancos neste segmento beneficiará da melhoria da conjuntura económica", alertando para a intensificação da concorrência entre os bancos nacionais e os estrangeiros presentes em Portugal.

Os bancos estrangeiros, com o intensificar da concorrência no mercado espanhol, "terão um incentivo adicional para crescer em Portugal", conclui o Senior Manager da Mercer.

Outras Notícias
Publicidade
C•Studio