Notícia
Lemann vai comprar a Diageo?
A empresa britânica de bebidas alcoólicas Diageo, dona de marcas como a cerveja Guiness, vodca Smirnoff, uísque Johnnie Walker e tequilha Don Julio, está na mira do multimilionário brasileiro Jorge Paulo Lemann, que já possui parte da principal fabricante de cerveja do mundo, Anheuser-Busch InBev (AmBeV).
Segundo informações da imprensa mundial, Lemann está a ponderar a possibilidade de o fundo 3G Capital lançar uma oferta de compra sobre a Diageo.
Depois de criar o fundo de investimentos 3G Capital com Marcel Telles e Alberto Sicupira em 2004, Lemann passou a controlar nos últimos anos as cervejas Budweiser e Stella Artois, a rede Burger King e os condimentos Heinz, entre outras marcas mundialmente famosas, recorda a Exame Brasil.
A notícia desta possível oferta foi divulgada na última sexta-feira pela revista Veja e esta segunda-feira os títulos da Diageo dispararam, tendo encerrado a subir 6,79% para 1,88 libras por acção na bolsa londrina.
Isto depois de terem chegado a escalar 8,7% para 1,915 libras, o maior ganho intradiário desde Novembro de 2008, impulsionando assim o valor da empresa para 48 mil milhões de libras (65,6 mil milhões de euros).
A casa de investimento norte-americana Jefferies mostrou-se céptica quanto a esta possível aquisição devido ao elevado montante do negócio. Numa nota de análise, sublinha que o 3G Capital teria de angariar 48 mil milhões de libras, a maior aquisição alavancada da história e muito superior a qualquer outra levada a cabo pelo fundo de investimento brasileiro.