Notícia
Lafarge multada pela Comissão Europeia por abuso de posição dominante
A Lafarge foi multada pela Comissão Europeia em 249,6 milhões de euros por atentar contra as leis da concorrência. A empresa francesa, juntamente com outras três empresas, foram multadas no total de 478 milhões de euros.
As fabricantes de produtos para a construção foram acusadas e multadas pela Comissão Europeia depois de se ter provado que, entre 1992 e 1998, actuaram como um cartel que fixava o preço de alguns materiais de construção.
A construtora francesa foi autuada em 249,6 milhões de euros, a BPB foi multada em 138,6 milhões de euros, a Knauf foi condenada a pagar 85,6 milhões de euros e a Gyproc Benelux terá de pagar uma coima de 4,32 milhões de euros.
«A Comissão Europeia dá muita importância ao combate de práticas deste género que atentam contra a economia europeia», disse Mário Monti, Presidente da Comissão, em comunicado.
Segundo a lei europeia, a multa para estes caso deveria ser 10% das vendas anuais das companhias em causa. No entanto, a comissão tem optado por valores inferiores.
A maior coima, até hoje imposta pela comissão foi à Hoffman-La Roche, quando em 2001 a companhia foi acusada de fixar o preço das vitaminas e condenada a pagar 462 milhões de euros.
A Lafarge seguia a perder 2,86% para os 76,5 euros.