Notícia
Lucros da Lafarge recuaram 15% no primeiro trimestre
A cimenteira francesa, que anunciou em Abril a fusão com a Holcim, empresa do mesmo ramo, revelou uma queda de 15% nos lucros do primeiro trimestre de 2014.
O grupo francês de materiais de construção Lafarge registou um lucro de 135 milhões de euros no primeiro trimestre, menos 15,3% do que o registado no mesmo período do ano passado.
A facturação da cimenteira nos primeiros três meses do ano situou-se nos 2.633 milhões de euros, 2% menos face ao período homólogo. A empresa repara, no entanto, que em termos comparáveis e sem ter em conta as receitas extraordinárias de 2013, o valor supõe um aumento de 9%.
Os resultados operacionais da empresa antes de juros, impostos, depreciações e amortizações (EBITDA) aumentou um milhão de euros para os 343 milhões de euros.
Foi no Médio Oriente e em África que a cimenteira francesa registou um EBITDA mais elevado, atingindo os 250 milhões de euros, 15% mais que no ano anterior. Também na Europa Ocidental os resultados operacionais conheceram um aumento, nesta região o EBITDA aumentou de 7 milhões no primeiros trimestre de 2013 para 39 milhões nos primeiros três meses deste ano. Na América Latina a tendência foi contrária, os resultados operacionais caíram 25% para os 38 milhões de euros, enquanto na Ásia passou de 115 milhões nos primeiros três meses de 2013 para os 95 milhões de euros de Janeiro a Março deste ano, uma queda de 17%.
"Os nossos resultados confirmam as tendências positivas observadas no final do ano passado. O volume de negócio manteve-se graças ao dinamismo persistente dos mercados emergentes e à melhoria em vários mercados europeus", afirmou em comunicado o presidente da Lafarge, Bruno Lafont (na foto), citado pelo "Expansión".
A empresa confirmou que para o conjunto do ano espera um crescimento global na procura de cimento entre os 2 e os 5% e assegurou que o endividamento se irá situar abaixo dos 9 mil milhões, face aos quase 10 mil milhões actuais.
A Lafarge e a suíça Holcim anunciaram, no passado dia 7 de Abril, a fusão das empresas.
A cimenteira suíça revelou no dia 28 de Abril que a operação será estruturada como uma oferta pública de aquisição sobre todas as acções da Lafarge a um rácio de uma por uma. O valor de capitalização combinado de ambas será de 40 mil milhões de euros.
A Holcim também já revelou que os resultados líquidos do primeiro trimestre do ano caíram 39,5% e rodaram os 179 milhões de francos suíços (cerca de 149,7 milhões de euros), quando comparados com o mesmo período de 2013.