Notícia
Kraft oferece 5,3 mil milhões pela divisão de bolachas da Danone
O grupo norte-americano Kraft Foods, que em Portugal detém a fábrica Triunfo, ofereceu 5,3 mil milhões de euros pela unidade de bolachas e biscoitos da companhia francesa Danone, o que lhe permitirá um crescimento acelerado na Europa.
O grupo norte-americano Kraft Foods, que em Portugal detém a fábrica Triunfo, ofereceu 5,3 mil milhões de euros pela unidade de bolachas e biscoitos da companhia francesa Danone, o que lhe permitirá um crescimento acelerado na Europa.
De acordo com a Bloomberg, que cita um comunicado da Danone, a maior fabricante mundial de iogurtes está em conversações exclusivas com a Kraft para a alienação da sua divisão de bolachas. Um acordo poderá se atingido no quarto trimestre deste ano, acrescenta a mesma fonte.
A Kraft Foods, que até Março último pertencia ao grupo Altria, detentor da tabaqueira Philip Morris e da própria Tabaqueira em Portugal, é já líder mundial no sector das bolachas e biscoitos doces e salgados, onde detém marcas mundiais como a Oreo ou a Tuc. No entanto, os cinco mil milhões de dólares (quatro mil milhões de euros) de vendas que realiza só neste segmento está dividido em 20% para a Europa e 80% para o resto do mundo, sobretudo nos EUA, de onde é originária.
Em Portugal somou em 2006 insígnias produzidas pela Triunfo, como as Belgas ou a Pró-alimentar, quando há cerca de um ano comprou a divisão ibérica da United Biscuits. Os britânicos acabaram por ficar menos de dois anos com a Triunfo, já que a tinham adquirido em finais de 2004 à Nutrinveste.
Com a aquisição da divisão da Danone a Kraft consegue um crescimento acelerado na Europa, já que a unidade de bolachas da companhia francesa realiza perto de 80% das suas vendas neste continente.
Os trabalhadores da divisão de bolachas da Danone, essencialmente concentrada na marca LU, obtiveram hoje a garantia da direcção que nenhuma das nove fábricas francesas da área de negócio serão encerradas. O grupo de unidades francesas emprega 15.000 pessoas. A venda inclui outros activos no resto do mundo mas exclui as actividades da Danone na Índia e América Latina, adianta a Bloomberg.
A Danone detém uma unidade em Portugal, situada em Castelo Branco, mas apenas dedicada ao fabrico de iogurte. Já a Kraft, além da Triunfo, só detém operações de cariz comercial e de marketing no território português.
As acções da Danone avançaram até 2,52%, para 63,47 euros durante a manhã que representa o nível mais elevado do último mês, apesar do título estar a avançar há três dias consecutivos com sucessivos rumores de mercado. As acções da Danone seguiam agora a valorizar 1,97%, para 62,15 euros.