Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Kodak deixa de produzir máquinas digitais mas honra garantia das que vendeu

A fabricante que dominou o mercado da fotografia ao longo dos seus 133 anos de história vai deixar o negócio de máquinas digitais mas continuará a dar apoio técnico a clientes e a responder aos pedidos de arranjo ao abrigo da garantia de produto.

09 de Fevereiro de 2012 às 19:22
  • ...
A Kodak está sob protecção de credores há um mês, depois de ter falhado a venda de uma carteira de patentes com que pretendia financiar a reestruturação da empresa. Anunciou hoje que vai deixar o fabrico de máquinas digitais, noticia a BBC que cita um comunicado da empresa.

Com este desinvestimento, a Kodak pretende poupar 100 milhões de dólares (75,4 milhões de euros) ao ano.

Com 133 anos de história, a Kodak marcou a indústria fotográfica mas demorou a deslocar o seu foco das máquinas a rolo para as digitais. O atraso penalizou a posição competitiva da marca, apesar de esta ter uma das maiores carteiras de patentes na área de imagem digital.

No entanto, a inclusão de máquinas fotográficas nos telemóveis deu o golpe final nas vendas da marca, levando-a a procurar outras áreas de negócio para voltar a crescer e conduzindo a uma quebra das vendas que levou a marca a procurar alienar activos para financiar uma reestrutução.

Depois de ter falhado a venda de uma carteira de patentes que chegou a ser avaliada em valores na casa dos milhares de milhões de dólares, a Kodak decidiu pedir protecção de credores para evitar a falência e levar a cabo as alterações que lhe permitirão voltar a ser viável.

No comunicado de hoje, a marca dizia já que estava a desinvestir em certas linhas de produtos, para se focar em actividades mais rentáveis como a impressão de fotografias e as impressoras de secretária.

“O anúncio de hoje é a extensão lógica desse processo, dada a nossa análise das tendências da indústria”, disse o presidente da Kodak, Pradeep Jotwani à BBC. Apesar da decisão, a marca ressalvou que continuará a dar apoio técnico e a responder a pedidos de arranjo que ainda estejam dentro da garantia.

Para assegurar uma transição tranquila, a marca disse que está a trabalhar em conjunto com os retalhistas, diz o comunicado citado pela BBC.

Ver comentários
Saber mais Kodak falência insolvência digital máquina garantia
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio