Notícia
José Pena do Amaral eleito presidente da Fundação Casa da Música
O vice-presidente da Fundação Casa da Música José Pena do Amaral foi eleito sucessor de Dias da Fonseca, na presidência do conselho de administração desta entidade.
Em comunicado, a Casa da Música anunciou que "José Pena do Amaral foi hoje eleito presidente do conselho de administração da Fundação Casa da Música, para o mandato 2015-2017", por voto secreto.
Para vice-presidentes foram eleitos Rita Domingues e Jorge Castro Ribeiro, dois nomes que também foram reconduzidos do anterior conselho de administração.
António Lobo Xavier, que substituiu o nome de Dias da Fonseca na administração da Casa da Música, fica como vogal, a par de Teresa da Moura, Rosário Gamboa e António-Pedro Lopes Cardoso.
Em termos legais, os cargos de presidente e dos dois vice-presidentes são "eleitos pelo próprio conselho de entre os seus membros, por voto secreto e por maioria absoluta dos seus membros, em reunião expressamente convocada para o efeito".
José Pena do Amaral nasceu em Novembro de 1955 e é licenciado em Economia pelo Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa (ISCTE), ocupando cargos de administração no Banco de Fomento Angola e no BPI Madeira.
O novo presidente da Fundação Casa da Música começou a carreira como jornalista do Diário de Notícias, em 1975, foi consultor da Casa Civil do Presidente da República para os Assuntos Europeus, entre 1986 e 1996, e chefe de gabinete de Ernâni Lopes, no Ministério das Finanças, entre 1983 e 1985.
Antes disso foi correspondente do Expresso, da RTP e da Deutsche Welle, em Bruxelas, depois de ter chefiado a delegação da ANOP na capital belga.