Notícia
Jerónimo Martins paga dividendo de 24,5 cêntimos a 7 de Maio
Assembleia-geral de accionistas reunida esta quinta-feira aprovou a entrada de três novos administradores, alargando o conselho de nove para 11 elementos.
A Jerónimo Martins SGPS SA vai pagar o dividendo aos seus accionistas, relativo a 2014 e no valor bruto de 24,5 cêntimos por acção, a 7 de Maio, conforme aprovado esta quinta-feira 9 de Abril em assembleia-geral e comunicado ao mercado.
A nota, publicada no site da CMVM após o fecho da sessão, "informa que, na assembleia-geral anual de accionistas que se reuniu hoje, foi aprovada a distribuição de um dividendo bruto de 24,5 cêntimos por acção, excluindo as acções próprias em carteira".
"O pagamento do dividendo ocorrerá no próximo dia 7 de Maio de 2015, sendo que as acções passarão a ser transaccionadas sem direito ao mesmo 2 dias úteis antes dessa data", ou seja, a 5 de Maio próximo, acrescenta o mesmo comunicado.
Administração renovada
Na assembleia-geral realizada esta manhã, foram ainda eleitos três novos membros que passarão a fazer parte no conselho de administração no actual triénio em curso.
Por proposta da Sociedade Francisco Manuel dos Santos – "holding" da família Soares dos Santos que controla 56% do capital da JM SGPS – "foram eleitos Clara Christina Streit, Henrique Manuel da Silveira e Castro Soares dos Santos e Artur Stefan Kirsten como vogais do conselho de administração, até ao termo do triénio em curso", comunicou a administração em nota separada.
Agora com 11 membros – José Soares dos Santos avisou em Março passado que iria sair do conselho da JM - este órgão mantém-se presidido por Pedro Soares dos Santos (que acumula as funções de presidente e administrador-delegado)e tem como vogais quatro portugueses (António Pedro Viana-Baptista, Francisco Seixas da Costa, Henrique Soares dos Santos, Sérgio Tavares Rebelo) e seis gestores de nacionalidade estrangeira (Alan Johnson, Andrzej Szlezak, Stefan Kirsten, Clara Streit, Hans Eggerstedt e Nicolaas Pronk).
Clara Streit será a primeira mulher a exercer as funções de membro do conselho de administração da Jerónimo Martins.
Henrique Soares dos Santos cessou, por ser eleito membro do conselho de administração, as funções de secretário da sociedade JM, que exercia até agora.