Notícia
JDS Uniphase regista prejuízos trimestrais; reduz dois mil postos de trabalho
A JDS Uniphase, maior fabricante de componentes para o fabrico de fibra óptica, vai reduzir dois mil postos de trabalho, depois de ter acumulado prejuízos de 4,83 mil milhões de euros no terceiro trimestre fiscal, anunciou a empresa.
No mesmo período do ano anterior, a companhia havia registado perdas de 41,8 mil milhões de dólares (46,57 mil milhões de euros), devido aos custos associados à revisão em baixa do valor de vários dos seus activos.
No último trimestre fiscal, terminado a 30 de Março, as vendas da JDS Uniphase recuaram 72% para um total de 261,8 milhões de dólares (291,67 milhões de euros), segundo a mesma fonte.
A companhia norte-americana adiantou que os seus resultados líquidos e o seu volume de negócios no quarto trimestre fiscal deverão ficar abaixo das revisões dos analistas.
Em função dos resultados alcançados, a empresa vai reduzir dois mil empregos, o equivalente a 20% da sua actual força de trabalho. No ano passado, a JDS Uniphase já havia despedido 18 mil trabalhadores, com o objectivo de diminuir custos.
A empresa vai ainda encerrar algumas das suas fábricas, prevendo que estas medidas, que irão implicar custos de 1,1 mil milhões de dólares (1,23 mil milhões de euros), levem a poupanças anuais na ordem dos 165 milhões de dólares (183,83 milhões de euros).
As acções da JDS Uniphase encerraram ontem a ganhar 1% para os 5,03 dólares (5,60 euros), antes da divulgação dos resultados trimestrais.