Notícia
Japonesa Howa Tramico vai construir fábrica em Viana
O grupo japonês Howa vai investir cinco milhões de euros na construção de uma fábrica de componentes para automóveis em Viana do Castelo. A apresentação do projecto, que irá criar 70 postos de trabalho, está marcada para a tarde de hoje, 9 de Maio.
A Howa Tramico Automotive, subsidiária do grupo japonês Howa, assina hoje o contrato de investimento para Viana do Castelo com a autarquia presidida por José Maria Costa, seguindo-se a realização de uma conferência de imprensa para a apresentação do projecto.
De acordo com a apresentação da empresa, a que o Negócios teve acesso, a Howa Tramico arranca no próximo mês com a construção de uma fábrica de componentes para automóveis na Zona Industrial do Neiva, que terá uma área coberta de construção de cerca de 7.500 metros quadrados, num terreno com mais 25 mil metros quadrados.
O investimento previsto ronda os cinco milhões de euros e deverá criar cerca de 70 postos de trabalho, estando já prevista a expansão, a prazo, da unidade industrial, ocupando mais cinco mil metros quadrados.
A nova fábrica, que deverá entrar em operação dentro de um ano, estima uma facturação anual da ordem dos 12 milhões de euros.
A Câmara de Viana do Castelo aprovou a atribuição de benefícios fiscais à Howa Tramico, isentando a empresa do pagamento de pouco mais de oito mil euros.
A fábrica de Viana será a sétima da Howa Tramico Automotive no mundo inteiro, grupo que emprega cerca de 500 trabalhadores e fechou 2015 com uma facturação de 85 milhões de euros.
A Tramico faz parte do grupo Howa, grupo que actua na fileira dos componentes para automóveis e que detém 13 fábricas espalhadas por vários países, empregando mais de três mil pessoas. Fundado na década de 50 do século passado, facturou 515 milhões de euros no ano passado.