Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Investimento imobiliário na Europa pode cair este ano 40%

O investimento imobiliário na Europa pode este ano cair cerca de 40% para 150 mil milhões de euros, de acordo com as perspectivas da consultora Cushman & Wakefield (C&W), que só na Europa Ocidental registou uma quebra de 50% do investimento imobiliário do segundo trimestre.

26 de Agosto de 2008 às 12:49
  • ...
O investimento imobiliário na Europa pode este ano cair cerca de 40% para 150 mil milhões de euros, de acordo com as perspectivas da consultora Cushman & Wakefield (C&W), que só na Europa Ocidental registou uma quebra de 50% do investimento imobiliário do segundo trimestre.

No total da Europa, segundo informações da C&W, o volume de transacções de investimento caiu 63%, para 25,6 mil milhões de euros, no segundo trimestre deste ano, naquele que é o valor mais baixo desde 2003 para este período do ano. Segundo o director do departamento de investimento da C&W em Portugal, “o mercado este ano tirou férias mais cedo”, numa mudança que Luís Rocha Antunes justifica com a “forte incerteza no mercado de financiamento e, consequentemente, nos preços”.

A mesma consultora assinala que no segundo trimestre houve mercados de grande dimensão com diminuições significativas no volume de transacções de investimento imobiliário, como foram os casos do Reino Unido (com uma quebra de 60%), Alemanha (55%) e França (51%). Reduções ainda mais elevadas foram registadas na Grécia, Irlanda, Hungria, Áustria e Luxemburgo.

Este mês outra consultora, a CB Richard Ellis, reportou um decréscimo de 14% no investimento imobiliário do primeiro semestre na Europa Central e de Leste, para cerca de 5,9 mil milhões de euros. “Fechar transacções agora leva mais tempo e é mais difícil”, nota o último CEE (de Central & Eastern Europe) Property Investment Market View da CB Richard Ellis.

Os dados do segundo trimestre levaram a C&W a traçar para 2008 uma estimativa de um volume de investimento imobiliário na Europa pouco acima dos 150 mil milhões de euros, valor que compara com os mais de 250 mil milhões de euros de 2007. Se se confirmar, trata-se da primeira descida do mercado de transacções de investimento imobiliário desta década, já que desde 2000 que o valor investido tem crescido todos os anos.

Em Portugal o investimento do segundo trimestre recuou 17,6% face ao mesmo período do ano passado, situando-se em torno de 150 milhões de euros. Trata-se de um valor ligeiramente mais baixo que o do primeiro trimestre e muito longe dos 800 milhões de euros dos últimos três meses do ano passado.

Uma das transacções deste ano foi a aquisição do Santarém Retail Park pelo Pillar Retail Europark Fund (PREF) por 35 milhões de euros. O negócio, intermediado pela CB Richard Ellis (pelo lado da British Land, detentora de parte deste fundo), o que elevou os investimentos do PREF em Portugal para 150 milhões de euros. O mercado dos ‘retail parks’, pelas especificidades deste formato comercial, tem ganho atenção de vários investidores em Portugal.

A CB Richard Ellis indicava num relatório do primeiro trimestre deste ano que as transacções de investimento em ‘retail parks’ em Portugal atingiram um recorde de 740 milhões de euros durante o ano passado. Contudo, nos primeiros três meses do ano esta consultora registou uma redução de 68% das transacções de ‘retail parks’ no mercado nacional.

O final do ano, poderá, ainda assim, reservar um maior dinamismo. Luís Rocha Antunes, da C&W, considera que “depois do Verão são esperadas oportunidades de investimento interessantes, com a estabilização das taxas de juro e vendedores que aceitem preços mais baixos”.

Ver comentários
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio