Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

InterHotel considera OPA da Grão-Pará «oportuna e aceitável»

A administração da InterHotel Sociedade Internacional de Hotéis considera «oportuna e aceitável» a Oferta Pública de Aquisição (OPA) que lhe foi lançada pela promotora imobiliária Grão Pará, refere um comunicado da empresa adquirida.

20 de Maio de 2002 às 10:08
  • ...
A administração da InterHotel Sociedade Internacional de Hotéis considera «oportuna e aceitável» a Oferta Pública de Aquisição (OPA) que lhe foi lançada pela promotora imobiliária Grão Pará, refere um comunicado da empresa adquirida.

A Grão Pará, que controla 57,6% dos direitos de voto da InterHotel, anunciou no final do mês passado o lançamento de uma OPA sobre o restante capital da empresa hoteleira que não controla, mesmo depois a Comissão de Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) ter suspenso a obrigatoriedade desta oferta.

A Imobiliária Construtora Grão-Pará estava impedida de exercer os direitos de voto na InterHotel acima dos 33% durante o período temporário que mediava entre a compra de 28,84% do capital da InterHotel em posse do Estado, que lhe garantiu uma posição acima do limite legal em que é obrigatório o lançamento de OPA.

«Após a análise do teor do anúncio de lançamento da referida oferta, e tendo em consideração as suas eventuais implicações no que respeita aos interesses dos seus accionistas, vem-se declarar considerar-se a oferta, ainda preliminarmente anunciada, como sendo oportuna e aceitável» pelos seus destinatários», afirma a empresa em comunicado.

O objecto da oferta incide sobre 42,4% dos direitos de voto da InterHotel, sendo que a contrapartida monetária ascende a um euro por acção.

«No que respeita (...) ao montante da contrapartida oferecida, a oferta em causa revela-se adequada e equitativa atentos os resultados da sociedade reportados à data de 31 de Dezembro de 2001 e ajustados com base no resultado apurado no final do primeiro trimestre de 2002», acrescenta a mesma fonte.

Segundo o anúncio preliminar da OPA, o valor oferecido pode ser alterado em função do relatório elaborado por um auditor independente.

A Grão Pará detém directamente 431.193 acções representativas de 28,74%, controlando, através da Matur-Sociedade Empreendimentos Turísticos da Madeira, 432.642 acções correspondentes a 28,85% do capital do InterHotel.

A intenção da Grão Pará [GRAO] será a de determinar a perda de qualidade de sociedade aberta à InterHotel, caso a oferta conduza à obtenção de mais de 90% dos direitos de voto após ter recorrido ao mecanismo de aquisição potestativa..

O Banco Espírito Santo de Investimento (BESI) é o coordenador desta operação.

A compra da posição do Estado, detida pela Parpública, relaciona-se com denominado Acordo de Fecho celebrado pelo Estado Português e o Grupo Grão-Pará em 8 de Fevereiro de 2000, o qual visou lograr a resolução dos litígios que opuseram ambas as partes desde há vários anos no que respeita ao Autódromo do Estoril.

As acções da Grão Pará negociou pela última vez na passada sexta-feira, tendo encerrado nos 4,20 euros.

Ver comentários
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio