Notícia
Inapa distribui dividendo intercalar de 0,06 euros por acção (actualização)
A Inapa irá distribuir aos seus accionistas um dividendo intercalar de 0,06 euros (12,50 escudos)por acção, refere a empresa em comunicado. De acordo com fonte oficial da Inapa o dividendo será distribuído «ainda este ano».
A Inapa-Investimentos, Participações e Gestão irá distribuir aos seus accionistas um dividendo intercalar de 0,06 euros (12,50 escudos)por acção, refere a empresa em comunicado.
«Ainda não está definido quando é que vai ser distribuído este dividendo mas será ainda neste ano civil», revelou José Quintela, fonte oficial da Inapa ao Canal de Negócios. «Este dividendo é uma antecipação do dividendo relativo a este exercício e é só uma parte. A outra parte será distribuída no próximo ano», disse.
A Inapa deverá desembolsar cerca de 1,66 milhões de euros (333 mil contos) com este dividendo intercalar tomando em conta as 27,710 milhões de acções representativas do capital da empresa.
«Tendo presente a situação patrimonial da sociedade (…), os resultados verificados na parte do exercício já transcorrida e as perspectivas de evolução dos mesmos até ao termos do presente ano económico (o Conselho de Administração da Inapa) deliberou a um adiantamento sobre lucros no decurso do exercício de 2000 pelo montante de 12,50 escudos por acção», refere o comunicado.
Em Outubro a Inapa anunciou que obteve um resultado líquido negativo de 4,3 milhões de euros (866 mil contos) nos primeiros nove meses do ano comparado com um resultado líquido positivo de 7,3 milhões de euros (1,467 milhões de contos) no período homólogo de 1999.
A empresa revelou que as vendas consolidadas cresceram 20,7% no mesmo período sem adiantar valores. De acordo com a empresa, o crescimento deveu-se à subida do preço do papel bem como ao aumento da actividade.
O aumento de capital da Inapa de entre 49,88 e 99,76 milhões de euros (10 e 20 milhões de contos), inicialmente previsto realizar-se até final de 2000, poderá efectuar-se no primeiro trimestre do próximo ano e não está condicionado pela entrada de um novo accionista.
A Papercel, «holding» estatal para o sector papeleiro, detém 20% na Inapa, enquanto cerca de 20% se encontram nas mãos de um grupo de privados liderado por Vasco Pessanha. Várias instituições financeiras detêm cerca de 25% enquanto os restantes 35% se encontram dispersos em Bolsa.As acções da Inapa encerraram nos 5,65 euros (1.132 escudos), a subir 0,89%.