Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Impresa regressa aos lucros com resultado de 3,2 milhões de euros

A Impresa regressou aos lucros, com um resultado líquido de 3,2 milhões no primeiro semestre de 2013. O grupo dono da SIC teve, pela última vez, resultados positivos no segundo trimestre de 2012.

29 de Julho de 2013 às 16:58
  • ...

Os resultados divulgados esta segunda-feira devem-se ao desempenho do segundo trimestre de 2013, no qual a “holding” de media alcançou um lucro de 4,1 milhões de euros, o que compara com um resultado positivo de 2,2 milhões de euros alcançado mesmo período homólogo. No primeiro trimestre do ano, a Impresa registou um resultado líquido negativo de 857,8 milhões de euros.

 

O grupo de media presidido por Pedro Norton continuou a seguir uma política de redução custos para fazer face à quebra de receitas que se tem vindo a verificar no sector dos media. O seu EBITDA foi, assim, de 14,2 milhões de euros no primeiro semestre do ano, registando um crescimento de 36,5% em relação aos 10,4 milhões de euros do mesmo período de 2012. “A redução das receitas obrigou obviamente a um controlo apertado dos custos. Mas desde o início deste processo tínhamos claro que era imprescindível que esse esforço não se fizesse à custa da competitividade da nossa oferta. Mais: sabíamos que era necessário, em simultâneo, fazer um trabalho incessante com vista a uma diversificação das áreas de negócio que permitisse recolocar o grupo numa rota de crescimento sustentado”, refere o presidente executivo da Impresa em comunicado.

 

Os custos operacionais do grupo desceram dos 105,8 para os 98,1 milhões de euros entre o primeiro semestre de 2012 e o período homólogo de 2013, o que corresponde a uma redução de 7,3%. As receitas totais da Impresa – de 112,3 milhões de euros no primeiro semestre de 2013 - registaram, por seu turno, uma quebra homóloga de 3,3%. A área multimédia conseguiu um crescimento homólogo de 69,9%, com receitas de 14,4 milhões de euros no primeiro semestre de 2013, comparados com os 8,5 milhões de igual período do ano anterior.

 

Em publicidade, o grupo de media conseguiu um encaixe de 55,7 milhões de euros no primeiro semestre de 2012, o que espelha uma descida de 10,2% face aos 62,1 milhões de euros do período homólogo do ano anterior. Os canais de televisão alcançaram 81,4 milhões de euros de receitas nos primeiros seis meses de 2013, o que representa um incremento de 1,4% em relação a igual período do ano anterior. Já as publicações desceram as receitas em 12,3%, com um encaixe de 30,6 milhões de euros nos primeiros seis meses de 2013. Entre os mesmos dois períodos, o grupo de comunicação social registou uma quebra de receitas de circulação de 9,4%. No primeiro semestre de 2013, as receitas de circulação foram de 13,5 milhões de euros no primeiro semestre do ano.

Ver comentários
Saber mais Impresa SIC media Pedro Norton
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio