Notícia
Imagem de Ronaldo vale mais do que a do Messi
Português vale 40 milhões de euros em termos mediáticos contra os 37 milhões do argentino. Ambos superam valores de Mourinho e Guardiola.
03 de Abril de 2012 às 12:27
Cristiano Ronaldo é, em termos mediáticos, o jogador mais valioso do futebol mundial da actualidade, segundo um estudo desenvolvido pelo IPAM – The Marketing School
Este estudo analisa e compara o valor do craque português e de Lionel Messi, do ponto de vista do marketing. O potencial de mercado do jogador do Real Madrid está avaliado em 40 milhões de euros por ano, contra os 37 milhões por ano do astro argentino. As receitas publicitárias, projecção mediática, exposição na Web e palmarés são, apenas, algumas das dimensões avaliadas.
O IPAM desenvolveu uma metodologia científica denominada de Sports Reputation Index que tem como objectivo avaliar a reputação, popularidade e notoriedade de um atleta ou treinador.
Este modelo pode ser aplicado a diferentes modalidades e países e constitui-se na aplicação de um modelo de avaliação de valor baseado em 6 dimensões (Receitas, Media, Web, Palmarés, Social e Impacto) num total de 26 variáveis.
Assim, numa escala de 0 – 100, Cristiano Ronaldo atinge um SRI de 77, ligeiramente superior ao de Lionel Messi que atinge um SRI de 74.
Ronaldo com mais fãs no Facebook e com vencimento acima do Messi
O número 7 dos merengues leva a melhor sobre Messi, desde logo, no campo da Internet: Ronaldo tem mais fãs no Facebook (42 milhões contra os 34 milhões do argentino), soma 139 milhões de pesquisas no Google (mais 80 milhões do que “La Pulga”), 212 mil vídeos alojados no Youtube e oito milhões de seguidores no Twitter.
O potencial de mercado de Cristiano Ronaldo é, de igual modo, sustentado na projecção social. O português é referenciado em 205 livros da Amazon (Messi apenas em 85) e em 2.157 artigos científicos (o argentino em 1.608). No ranking de celebridades da revista Forbes, o capitão da selecção nacional figura na 43ª posição, enquanto que Messi surge no 62º lugar.
Neste taco-a-taco, destaca-se no estudo também o facto de Ronaldo levar a melhor sobre o rival da Catalunha no que toca ao vencimento. O salário anual do português – 13 milhões de euros – supera em cerca de um milhão o de Messi.
Mas Messi gera mais receitas
De acordo com o estudo, o número 10 dos blaugrana bate o craque português em três variáveis: receitas globais, palmarés e exposição mediática. Os direitos de imagem proporcionam, anualmente, 21 milhões de euros a Messi. Cristiano Ronaldo fica-se pelos 15 milhões. Desta forma, e apesar de auferir um salário mais baixo, o astro argentino é capaz de gerar mais receitas. Com 18 títulos colectivos conquistados – contra 10 do avançado português – e três distinções para a Bola de Ouro da FIFA (2009, 2010 e 2011), contra apenas uma do português (2008), “La Pulga” supera Ronaldo em termos de sucesso desportivo.
Ronaldo “vence” Messi pelo estilo “irreverente, forte e agressivo”
Para Daniel Sá, director do IPAM – The Marketing School Porto e Aveiro e autor do estudo, “a vantagem de Ronaldo face a Messi deve-se, sobretudo, ao estilo irreverente, forte e agressivo do português que contrasta com o perfil mais apagado do atacante do Barcelona”. “O percurso de cinco anos no Manchester United e o facto de ter actuado, durante um largo período de tempo, na Premier League – a liga mais visível e rentável do futebol mundial – são outros factores que ajudaram Ronaldo a potenciar a sua imagem”, explica o especialista em marketing desportivo.
“Este estudo não se destina a avaliar qual o melhor futebolista do mundo mas sim, do ponto de vista de marketing, qual o futebolista mais valioso do mundo. Cristiano Ronaldo é inequivocamente o detentor desta distinção”, sublinha o IPAM em comunicado.
Este estudo analisa e compara o valor do craque português e de Lionel Messi, do ponto de vista do marketing. O potencial de mercado do jogador do Real Madrid está avaliado em 40 milhões de euros por ano, contra os 37 milhões por ano do astro argentino. As receitas publicitárias, projecção mediática, exposição na Web e palmarés são, apenas, algumas das dimensões avaliadas.
Este modelo pode ser aplicado a diferentes modalidades e países e constitui-se na aplicação de um modelo de avaliação de valor baseado em 6 dimensões (Receitas, Media, Web, Palmarés, Social e Impacto) num total de 26 variáveis.
Assim, numa escala de 0 – 100, Cristiano Ronaldo atinge um SRI de 77, ligeiramente superior ao de Lionel Messi que atinge um SRI de 74.
Ronaldo com mais fãs no Facebook e com vencimento acima do Messi
O número 7 dos merengues leva a melhor sobre Messi, desde logo, no campo da Internet: Ronaldo tem mais fãs no Facebook (42 milhões contra os 34 milhões do argentino), soma 139 milhões de pesquisas no Google (mais 80 milhões do que “La Pulga”), 212 mil vídeos alojados no Youtube e oito milhões de seguidores no Twitter.
O potencial de mercado de Cristiano Ronaldo é, de igual modo, sustentado na projecção social. O português é referenciado em 205 livros da Amazon (Messi apenas em 85) e em 2.157 artigos científicos (o argentino em 1.608). No ranking de celebridades da revista Forbes, o capitão da selecção nacional figura na 43ª posição, enquanto que Messi surge no 62º lugar.
Neste taco-a-taco, destaca-se no estudo também o facto de Ronaldo levar a melhor sobre o rival da Catalunha no que toca ao vencimento. O salário anual do português – 13 milhões de euros – supera em cerca de um milhão o de Messi.
Mas Messi gera mais receitas
De acordo com o estudo, o número 10 dos blaugrana bate o craque português em três variáveis: receitas globais, palmarés e exposição mediática. Os direitos de imagem proporcionam, anualmente, 21 milhões de euros a Messi. Cristiano Ronaldo fica-se pelos 15 milhões. Desta forma, e apesar de auferir um salário mais baixo, o astro argentino é capaz de gerar mais receitas. Com 18 títulos colectivos conquistados – contra 10 do avançado português – e três distinções para a Bola de Ouro da FIFA (2009, 2010 e 2011), contra apenas uma do português (2008), “La Pulga” supera Ronaldo em termos de sucesso desportivo.
Ronaldo “vence” Messi pelo estilo “irreverente, forte e agressivo”
Para Daniel Sá, director do IPAM – The Marketing School Porto e Aveiro e autor do estudo, “a vantagem de Ronaldo face a Messi deve-se, sobretudo, ao estilo irreverente, forte e agressivo do português que contrasta com o perfil mais apagado do atacante do Barcelona”. “O percurso de cinco anos no Manchester United e o facto de ter actuado, durante um largo período de tempo, na Premier League – a liga mais visível e rentável do futebol mundial – são outros factores que ajudaram Ronaldo a potenciar a sua imagem”, explica o especialista em marketing desportivo.
“Este estudo não se destina a avaliar qual o melhor futebolista do mundo mas sim, do ponto de vista de marketing, qual o futebolista mais valioso do mundo. Cristiano Ronaldo é inequivocamente o detentor desta distinção”, sublinha o IPAM em comunicado.