Notícia
Iberdrola e Gamesa constroem 5 fábricas de aerogeradores em Portugal
A Iberdrola e a Gamesa, integradas no consórcio Novas Energias Ibéricas, anunciaram a construção de cinco fábricas de aerogeradores em Portugal e ainda a constituição de um consórcio para concorrer à atribuição de potência eólica. O valor do investimento
A Iberdrola e a Gamesa, integradas no consórcio Novas Energias Ibéricas, anunciaram a construção de cinco fábricas de aerogeradores em Portugal e ainda a constituição de um consórcio para concorrer à atribuição de potência eólica. O valor do investimento nas novas fábricas não foi revelado.
Este consórcio integra também as empresas portuguesas Visabeira, Alberto Mesquita, MECI e Galucho.
Relativamente às fábricas de aerogeradores, o consórcio não revela o montante do investimento adiantando apenas que se materializará nos próximos dois anos nas cidades da Guarda e Paços de ferreira.
As novas instalações irão ocupar uma área de 100 mil metros quadrados e terão capacidade para fabricar anualmente mais de 100 máquinas que somarão uma potência de cerca de 300 MW.
O consórcio Novas Energias Ibéricas já conta com uma carteira de encomendas para os próximos oito anos .
A Gamesa é o segundo maior fabricante mundial de aerogeradores, com uma quota de mercado de 18,1% e a Iberdrola fechou 2005 como líder mundial no sector das energias renováveis e tem mais de 3.800 MW de potência eólica instalada.