Notícia
Grupo José de Mello interessado na privatização da Galp Energia
O Grupo José de Mello quer participar no concurso para a compra de 33,34% a 45% da Galp Energia, já centrada nos negócios do petróleo.
O Grupo José de Mello quer participar no concurso para a compra de 33,34% a 45% da Galp Energia, já centrada nos negócios do petróleo.
Segundo confirmou ao Canal de Negócios fonte oficial do grupo, o objectivo é liderar uma proposta para a Galp, embora haja abertura para negociar parcerias com outros eventuais interessados, desde que o Grupo Mello tenha uma posição de liderança. A notícia foi avançada em primeira mão pela Reuters
Esta intenção, já manifestada ao Ministério da Economia, afasta, à partida, qualquer ligação às candidaturas já formalizadas.
O Governo convidou três grupos para negociar através de ajuste directo a venda de 33,34% a 45% da Galp. A Carlyle, a CVC Partner e a Viacer, dos accionistas portugueses da Unicer, deverão apresentar proposta até 26 de Abril.
No entanto, segundo fonte oficial daquele ministério citada pela mesma agência Reuters, o Executivo receberá com interesse a proposta do grupo Mello.
A Galp, já só com o petróleo, foi avaliada no quadro da reestruturação da energia em 1,95 mil milhões de euros. A participação de 33,34% vale cerca de 650 milhões de euros, que corresponde ao preço pago à Eni, descontando os dividendos de 2003.