Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Grandes empresas pesam apenas 0,2% no tecido empresarial europeu

Dados preliminares do Eurostat revelam que a UE contava com "cerca de 33 milhões" de empresas em 2023, das quais a esmagadora maioria eram micro e pequenas empresas. Grandes empresas pesam menos mas são responsáveis por mais de metade do volume de negócios total.

As empresas que foram notificadas têm até dia 16 para regularizar as situações, se assim o entenderem. Inspeções só vêm posteriormente.
Maxim Shemetov/Reuters
05 de Dezembro de 2024 às 11:32
  • ...

As grandes empresas pesam apenas 0,2% do total das empresas sediadas na União Europeia (UE), revela esta quinta-feira o Eurostat com base nas estatísticas preliminares das empresas referentes a 2023. Mas ainda que em minoria, as grandes empresas são responsáveis por mais de metade do volume de negócios e empregam mais de um terço da força de trabalho a nível europeu.

Os dados do Eurostat revelam que, em 2023, a UE contava com "cerca de 33 milhões" de empresas, que empregavam 163 milhões de pessoas e que tinham um volume de negócios líquido (valor total das vendas após a dedução de descontos e impostos) superior a 38 biliões de euros.

Dessas "cerca de 33 milhões" de empresas, as grandes empresas – com mais de 250 pessoas empregadas – representavam apenas 0,2%. Ao todo, a UE tinha, em 2023, 53 mil grandes empresas, que empregavam 58,4 milhões de pessoas, o que corresponde a 36% do total de pessoas empregadas pelas empresas sediadas na UE. Já o volume de negócios líquido das grandes empresas chegou a 19,6 biliões de euros, o equivalente a 51% do total das empresas europeias.

As médias empresas – com 50 a 249 pessoas empregadas – constituíam também uma pequena parcela do número total de empresas europeias: 0,8%. Ao todo, a UE contava com 246 médias empresas em 2023, que empregavam 24,5 milhões de pessoas (cerca de 15% do total de força de trabalho empregada por empresas) e que tinham um volume de negócios de aproximadamente um quinto do total europeu (6,5 biliões de euros).

Por outro lado, a esmagadora maioria das empresas continuam a ser de pequena dimensão – empregam até 49 pessoas. Ao todo, a UE tinha 32,4 milhões de empresas que eram de micro e pequenas dimensão em 2023. Essas empresas empregavam quase metade das pessoas empregadas pelo tecido empresarial europeu (80,1 milhões) e geravam um volume de negócios de 12,2 biliões de euros, cerca de um terço do total. 

Por setores de atividade, os serviços pesam 63% no total de empresas, seguidas pelo comércio (30%), construção (12%) e indústria transformadora (7%). Em termos de emprego, mais de metade é garantido pelos serviços (52%), seguido pela indústria transformadora (21%), comércio (18%) e construção (9%). 

Em termos de volume de negócios, quase um terço (12,5 biliões de euros) é garantido pela indústria transformadora, seguido pelos serviços (12 biliões), comércio (11,5 milhões) e construção (2,3 biliões).

Ver comentários
Saber mais grandes empresas tecido empresarial UE
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio