Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Governo português investiu 1,8 milhões para captar cimeira mundial do turismo

O Governo português investiu cerca de 1,8 milhões de euros para captar para Lisboa a realização da VII Cimeira do World Travel & Tourism Council, organização que reúne 100 dos maiores CEO do turismo mundial, afirmou hoje o presidente do Turismo de Por

10 de Maio de 2007 às 10:40
  • ...

O Governo português investiu cerca de 1,8 milhões de euros para captar para Lisboa a realização da VII Cimeira do World Travel & Tourism Council, organização que reúne 100 dos maiores CEO do turismo mundial, afirmou hoje o presidente do Turismo de Portugal, Luís Patrão.

Luís Patrão explicou, em declarações à Lusa, que foi pago um fee (comissão) de 1 milhão de dólares (cerca de 800 mil euros) à WTTC, "contemplando compromissos expressos no caderno de encargos, assumidos na candidatura".

O montante restante destina-se a despesas de organização, instalações, transportes, logística, apoio e divulgação.

O responsável fez questão de frisar que decisivo para ganhar face às propostas concorrentes da Espanha, Grécia, Dubai e China foi o trabalho desenvolvido pelo secretário de Estado do Turismo, Bernardo Trindade, e pelos representantes do Turismo de Portugal, em Washington, na última cimeira da WTTC, em 2006.

Realçados são também os contributos dos quatro empresários portugueses que integram os corpos sociais da WTTC, André Jordan, o primeiro a ser membro da organização, Manuel Fernando Espírito Santo, Dionísio Pestana e Fernando Pinto (presidente da TAP).

Portugal foi o primeiro país a receber esta cimeira mundial, em 1997, em Vilamoura no Algarve. O evento voltou a realizar-se em 2000 e 2003 em Portugal e esta é a terceira vez que o país recebe os lideres mundiais do turismo.

Hoje, em Lisboa, na cerimónia de apresentação da Cimeira, o presidente da organização, Jean-Claude Baumgarten recordou o último evento, após os atentados de 11 Setembro, em Vilamoura, quando o turismo atravessava uma grave crise.

Quando questionado acerca da razão que fez a organização optar por Lisboa, Jean-Claude Baumgarten não hesita em falar da "agressividade" da proposta portuguesa, mas também dos contactos pessoais de André Jordan, do embaixador de Portugal nos EUA e dos responsáveis governamentais.

Além disso, "Lisboa oferece-nos o que precisamos e gostamos muito de Portugal", frisou.

A VII Cimeira da WTTC realiza-se sexta-feira e sábado, no Centro de Congressos de Lisboa, e vai reunir cerca de 700 participantes, entre empresários e governantes de todo o mundo, para analisar a forma de gerir o crescimento acentuado que o turismo tem registado nos últimos anos em articulação com outras áreas como a criação de emprego, os transportes ou o ambiente.

Para a sessão de abertura está prevista a presença do primeiro ministro, José Sócrates e ministro da Economia e Inovação, Manuel Pinho, enquanto o encerramento terá o Presidente da República Aníbal Cavaco Silva.

O Jornal de Negócios, como media partner do evento, está desde segunda-feira a publicar um especial sobre o WTTC e na sua edição de amanhã sairá um suplemento especial. Na segunda-feira leia o resumo da cimeira.

Outras Notícias
Publicidade
C•Studio