Notícia
Germânica HBM compra totalidade da FiberSensing
A empresa alemã Hottinger Baldwin Messtechnik GmbH (HBM) comprou a totalidade da portuguesa FiberSensing. Os montantes da operação não são conhecidos.
A empresa alemã Hottinger Baldwin Messtechnik GmbH (HBM) comprou a totalidade da empresa lusa FiberSensing – Sistemas Avançados de Monitorização S.A..
De acordo com o comunicado enviado às redacções pela Portugal Ventures, o organismo público de capital de risco, esta empresa é "líder mundial no fornecimento de sistemas de medição e de monitorização baseados na tecnologia de redes de Bragg em fibra óptica (FBG) para activos físicos críticos".
Esta companhia fornece, assim, soluções completas (sensores, unidades de medição e software) para várias aplicações "com enfoque em levar as vantagens da tecnologia óptica a aplicações específicas".
A FiberSensing tem a sua sede na Maia e foi criada em 2004 como "spin-off" tecnológico do Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores do Porto (INESC Porto). Na época, foi financiada pela actual Portugal Ventures e INESC. O organismo público foi fundado Junho de 2012, como resultado da fusão das três empresas estatais até então existentes de capital de risco.
O valor pago pela HBM para a aquisição da FiberSensing não foi revelado.