Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Gateway despede 5 mil trabalhadores e abandona mercado asiático; acções sobem

A norte-americana Gateway anunciou que vai despedir 5 mil empregados, cerca de 25% da sua força de trabalho, no âmbito de um plano de redução de custos que prevê a saída do mercado asiático e possivelmente da Europa.

29 de Agosto de 2001 às 09:28
  • ...
A norte-americana Gateway, vendedora de computadores, anunciou que vai despedir 5 mil empregados, cerca de 25% da sua força de trabalho, no âmbito de um plano de redução de custos que prevê a saída do mercado asiático e possivelmente da Europa.

A empresa vai abandonar as suas actividades na Malásia, Singapura, Japão, Austrália e Nova Zelândia e prevê anunciar os seus planos para o mercado europeu no espaço de um mês.

Este plano deverá permitir à empresa poupar cerca de 300 milhões de dólares (328,43 milhões de euros ou 65,84 milhões de contos) por ano, apesar de representar encargos extraordinários na ordem dos 475 milhões de dólares (520,01 milhões de euros ou 104,25 milhões de contos).

A Gateway, que registou perdas no segundo trimestre deste ano, teria apresentado lucros no referido período, caso não fossem contabilizadas as suas actividades fora dos Estados Unidos (EUA), segundo a empresa.

Os custos relacionados com a reestruturação da empresa deverão levar novamente à obtenção de prejuízos no terceiro trimestre deste ano, de acordo com a mesma fonte.

Nos EUA, as acções da Gateway encerraram ontem a ganhar 1,18% para os 8,60 dólares (9,41 euros ou 1.887 escudos). Na Europa os títulos da empresa subiam mais de 5%.

Outras Notícias
Publicidade
C•Studio