Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Galp e Martifer arrancam com primeiro parque eólico

As duas empresas, através do consórcio Ventinveste, fecharam com o BES o financiamento do seu primeiro projecto, um parque em Arganil com 10 megawatts.

03 de Agosto de 2010 às 15:11
  • ...
O consórcio Ventinveste, liderado pela Galp e Martifer, anunciou hoje que arrancará "de imediato" com a construção do parque eólico de Vale Grande, em Arganil, um investimento de 16 milhões de euros para uma potência de 10 megawatts.

A execução deste primeiro parque eólico da Ventinveste, que obteve licenças para uma potência eólica total de 400 megawatts (MW) em Portugal, será concretizada depois de o consórcio ter fechado um contrato de financiamento para o seu desenvolvimento com o Banco Espírito Santo (BES).

Em comunicado, o consórcio refere que a execução deste primeiro parque eólico da Ventinveste, nas suas diversas componentes - incluindo a ligação à ede - deverá corresponder a um investimento na ordem dos 16 milhões de euros.

"Os trabalhos de construção deverão iniciar-se de imediato", salienta. Segundo a informação disponibilizada, o parque eólico de Vale Grande (na região Centro) vai utilizar equipamento produzido nas unidades industriais do 'cluster' desenvolvido pela Ventinveste, nos distritos de Aveiro, Viseu e do Porto, no âmbito da fase B do concurso lançado pela Direcção Geral de Energia e Geologia.

"Os aerogeradores a utilizar pela Ventinveste são produzidos, praticamente na totalidade, em território nacional, dando origem a um 'cluster' industrial português", refere.

Assim, precisa, "as pás e nacelles [são construídas] na unidade da Repower em Oliveira de Frades, as torres pela Martifer e os conversores, transformadores e geradores na Efacec".

De acordo com o agrupamento, todas estas unidades já estão em laboração, com excepção da unidade industrial de pás que está em fase final de construção e fica concluída em Setembro.

A Ventinveste é um consórcio constituído pela Galp Energia (49%), Martifer Renewables, da Martifer SGPS, SA (46,6%), pela Repower (2,4%) e pela Efacec (2%).

A Ventinveste tem ainda a decorrer um processo de licenciamento de outros parques eólicos no Douro Sul e São Bento, no âmbito do seu projecto de 400 MW de energia eólica, num investimento total superior a 500 milhões de euros e que criará mais de 1.300 postos de trabalho.

Ver comentários
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio