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Galp aumenta produção petrolífera e reduz vendas de combustíveis

As vendas no retalho desceram 6,6% no segundo trimestre, reflectindo a queda no consumo de combustíveis em Portugal. A actividade no Brasil impulsionou a actividade da produção e exploração de petróleo.

13 de Julho de 2012 às 07:51
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A Galp Energia produziu 18,8 mil barris de petróleo equivalente por dia no segundo trimestre do ano, o que representa um aumento de 36,7% face ao mesmo período do ano passado e de 13,7% contra os primeiros três meses do ano.

Os dados constam no relatório da empresa onde são avançados os dados preliminares da actividade no segundo trimestre do ano e mostram uma evolução positiva no negócio de produção e exploração de petróleo, enquanto nas restantes actividades (refinação e distribuição e gás e electricidade) as vendas a clientes directos caíram.

A subida da produção petrolífera estará relacionada com a actividade da Galp Energia no Brasil, onde a companhia liderada por Ferreira de Oliveira explora vários campos petrolíferos. Em termos brutos a produção aumentou para uma média de 25,8 mil barris de petróleo equivalentes, um aumento homólogo de 18,1%.

No negócio da refinação e distribuição a Galp Energia até processou mais crude, com um aumento homólogo de 2,7%, num período em que a margem de refinação na Europa foi de 2,3 dólares por barril, contra valores negativos no trimestre anterior.

Mas as vendas a clientes directos baixaram 6,6% para 2,5 milhões de toneladas. Uma queda que reflecte a queda nas vendas de combustíveis em Portugal, devido à recessão da economia, e também em Espanha.

Dados da DGGE mostram que as vendas de gasolina e gasóleo têm vindo a baixar todos os meses deste ano, com a subida dos preços também a penalizar o consumo. Em compensação, a Galp aumentou as exportações de produtos refinados em 6,4%, para 800 mil toneladas.

Também as vendas de gás a clientes directos caíram no segundo trimestre, com uma redução homóloga de 23,9%. As vendas totais subiram 26,4% devido à actividade de trading. No negócio da electricidade as vendas à rede baixaram 2%.
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