Notícia
Galp aumenta lucros de 2005 para 442 milhões de euros
A Galp Energia registou resultados líquidos de 442 milhões de euros em 2005, um valor que representa um crescimento de 33% face ao obtido no ano anterior. Segundo anunciou hoje a empresa, o volume de negócios aumentou 20% para um valor recorde de 11,12 mi
A Galp Energia registou resultados líquidos de 442 milhões de euros em 2005, um valor que representa um crescimento de 33% face ao obtido no ano anterior e o valor mais elevado de sempre. Segundo anunciou hoje a empresa, o volume de negócios aumentou 20% para um valor recorde de 11,12 mil milhões de euros.
Os lucros da petrolífera nacional atingiram o nível mais alto de sempre, com a Galp a justificar esta evolução com o aumento dos preços dos produtos refinados nos mercados internacionais, com o desempenho operacional das refinarias de Sines e do Porto (o melhor de sempre), com o aumento do consumo de gás natural e a mais-valia de 48 milhões de euros proveniente de venda da Portgás.
As refinarias de Sines e do Porto registaram uma produção recorde, refinando mais de 14 milhões de toneladas de produtos.
As vendas de gás natural aumentaram em 5% atingindo os 4,2 mil milhões de metros cúbicos.
O número de cliente da Galp cresceu 8% para 739 mil, o que corresponde a mais 56 mil clientes do que em 2004.
O EBITDA aumentou em 9% para os 907 milhões de euros, no mesmo período em que a dívida bancária diminuiu 21% para os 1,18 mil milhões de euros.
No que respeita a investimentos, esta rubrica ascendeu a 333 milhões de euros, com as área de exploração e produção e a distribuição de gás natural a recolherem a maioria deste valor.
«Os nossos resultados de 2005 constituem uma base sólida onde assenta um plano ambicioso de crescimento para os próximos anos, com investimentos elevados» afirmou o presidente executivo da petrolífera, José Marques Gonçalves, que acrescentou que a empresa quer «alargar a actividade e melhorar ainda mais a performance da empresa, criando mais valor para os nossos accionistas e para os nossos colaboradores».