Notícia
Fundos Blackstone e Pai adquirem United Biscuits
A companhia United Biscuits, que vendeu há cerca de três meses a portuguesa Triunfo à Kraft Foods, mudou de mãos. A capital de risco Blackstone adquire a parte da Cinven e da MidOcean e a PAI reforça a sua posição. O negócio avalia a fabricante de bolacha
A companhia United Biscuits, que vendeu há cerca de três meses a portuguesa Triunfo à Kraft Foods, mudou de mãos. A capital de risco Blackstone adquire a parte da Cinven e da MidOcean e a PAI reforça a sua posição. O negócio avalia a fabricante de bolachas em 1,6 mil milhões de libras (2,38 mil milhões de euros).
A Cinven, a MidOcean Partners e a PAI Partners fizeram parte do agrupamento Consortium que em 2001 tinham adquirido, juntamente com a Kraft, a United Biscuits.
A norte-americana Kraft, que este ano comprou toda a actividade ibérica da United Biscuits, incluindo as portuguesas Triunfo e Proalimentar, acabou por sair do capital da casa-mãe britânica na mesma operação, realizada este ano.
Agora, a Blackstone ficará com a participação das duas primeiras, usando para o negócio o fundo de capital de risco de 15,6 mil milhões de dólares (12,43 mil milhões de euros) que acumulou desde Julho.
Em comunicado ao mercado, a Cinven e a MidOcean, anteriormente do grupo Deutsche Bank, garantiram que obtiveram um retorno 2,2 vezes superior ao seu investimento de 2001. A francesa PAI irá aumentar a sua participação de forma a igualar a quota da Blackstone.
Em nota de imprensa, o grupo United Biscuits recorda que o negócio tem ainda de receber a aprovação da União Europeia e das entidades de regulação britânicas, já que além de ser líder no fabrico de bolachas no Reino Unido, a companhia domina igualmente os mercados francês e belga