Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Fundo Atena compra Prado à falida Finpro de Amorim

A “private equity” Atena adquiriu a Prado, uma das maiores produtoras europeias de cartolinas, à falida capital de risco Finpro, que era controlada pelo Estado, Banif e Américo Amorim.

07 de Abril de 2016 às 11:08
  • ...

A Atena Equity Partners, sociedade gestora portuguesa de "private equity" que, entre outros activos, detém a Páginas Amarelas, acaba de anunciar a aquisição da Prado – Cartolinas da Lousã, uma das maiores produtoras europeias no mercado de cartolinas de elevada gramagem.

A empresa foi adquirida à massa falida da Finpro, sociedade que era controlado pelo Estado (27,2%), Banif (32%) e Américo Amorim (25,4%). Criada na Lousã em 1716, a Prado tinha sido nacionalizada após o 25 de Abril de 1974, deixando de pertencer ao grupo Champalimaud. Foi comprada pela Finpro em 1999, aquando da sua reprivatização.

No ano passado, a Prado, que emprega 130 pessoas e produziu 23 mil toneladas de cartolina, ultrapassou os 20 milhões de euros de facturação, 88% dos quais foram gerados nos mercados externos.

Os objectivos da Prado, agora nas mãos da Atena, "incluem a consolidação da sua forte presença nos mercados externos, defendendo a sustentabilidade das quotas de mercado de forma a garantir a continuidade da obtenção de resultados financeiros robustos", avança a "private equity", em comunicado

A estratégia prevê "um reforço da actividade comercial a nível nacional e internacional, explorando a qualidade distintiva das cartolinas produzidas e contribuindo para um aumento das receitas", sublinha a Atena, enfatizando o facto de a Prado "apresentar um longo histórico de rentabilidade" e ser "uma referência europeia ao nível da inovação, tendo como clientes alguns dos principais distribuidores e transformadores do mercado europeu".

A Atena vai não só manter a actual gestão da Prado como "procurará também oportunidades de crescimento no sector através de aquisições e movimentos de consolidação, reforçando a vocação da Prado como empresa exportadora de elevado valor acrescentado".

Com uma história de cerca de 300 anos, a Prado "é a unidade fabril mais antiga do país em laboração contínua".

 

A Atena Equity Partners, que é controlada pelos seus três sócios executivos – João Rodrigo Santos, Miguel Lencastre e Victor Guégués - apresenta-se como "a primeira sociedade gestora de ‘private equity’ portuguesa dedicada exclusivamente a investir em situações que requerem capital e capacidade de execução para implementar melhorias operacionais e financeiras".




(notícia actualizada às 11:20)

Ver comentários
Saber mais Atena Prado cartolinas Finpro Américo Amorim Banif cartolinas da Lousã
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio