Notícia
Fundo Vallis vende grupo Elevo por 90 milhões de euros
A Nacala Holdings, empresa liderada por dois antigos gestores da Mota-Engil, Gilberto Rodrigues e Pedro Antelo, adquiriu o grupo Elevo ao fundo Vallis, por cerca de 90 milhões de euros, segundo um comunicado divulgado hoje.
"A presente transacção, que consiste na aquisição da totalidade do capital do Grupo Elevo, a par de um aumento de capital e compra de créditos bancários, traduz-se num reforço significativo dos respectivos capitais próprios, com a consequente redução do endividamento, e ambiciona posicionar a Elevo como um importante player na área das infra-estruturas, logística, energia e ambiente, tanto em Portugal como no mercado internacional, especialmente em África e na América Latina", lê-se no comunicado da Nacala.
O grupo Elevo resultou da fusão dos grupos Edifer, Monte Adriano, Hagen e Eusébios, empresas de engenharia e construção, que iniciaram um processo de consolidação sectorial implementado pelo fundo Vallis Construction Sector Consolidation Fund, em 2012.
Em 2016, o grupo Elevo registou um volume de negócios de cerca de 450 milhões de euros, de acordo com a mesma fonte.
Após vários meses de negociações, a Nacala concretiza agora a operação que envolve o fundo Vallis e um conjunto alargado de instituições financeiras, entre as quais se encontram os principais bancos portugueses.
"É com grande satisfação que concluímos, com sucesso, a aquisição do grupo Elevo", sublinha o CEO da Nacala, Gilberto Rodrigues, antigo CEO da Mota-Engil África. "A Elevo enquadra-se no perfil de empresa que procurávamos adquirir, com uma actividade forte ao nível das infra-estruturas, com diversificação geográfica assente em África e na América Latina, com qualidade técnica reconhecida, e no ponto de inflexão que os accionistas da Nacala Holdings podem potenciar, elevando a empresa para outros níveis de ambição", acrescentou o gestor.
Pedro Gonçalves, CEO da Vallis Consolidation Strategies e do grupo Elevo, referiu que "após uma profunda reestruturação das suas operações, em especial em Portugal, o grupo Elevo - beneficiando da dedicação e qualidade dos seus colaboradores - tem expandido com sucesso a sua actividade para um conjunto de novos mercados, com especial relevância para os Camarões, Bolívia e Zâmbia".
A Nacala Holdings é uma sociedade de direito luxemburguês, detida por Gilberto Rodrigues e Pedro Antelo, ex-CEO e ex-CFO da Mota-Engil África, respectivamente. A empresa dedica-se à gestão de participações no setor da engenharia e construção, com diversificação da sua carteira de investimentos através da detenção de activos nos sectores imobiliário, de energia e ambiente e de concessões de infra-estruturas no continente europeu, em África e na América Latina.