Notícia
Fundo Oxy recebe aval da Concorrência para comprar tecnológica da Sonae
A Oxy Capital -- Sociedade Gestora de Fundos de Capital de Risco recebeu 'luz verde' da Autoridade da Concorrência (AdC) para comprar a empresa de tecnologia Saphety, do grupo Sonae, foi hoje anunciado.
A decisão de não oposição a esta operação, tomada na passada sexta-feira e hoje publicada no 'site' da AdC, é justificada por esta autoridade com a ausência de entraves significativos à concorrência causados pela concentração destas empresas.
A Sonae Investment Management (Sonae IM) anunciou, no início de março, ter chegado a acordo para vender 100% das ações da Saphety à sua equipa de gestão, apoiada pela Oxy Capital.
A Saphety é uma empresa de tecnologia com soluções de 'software' para faturação eletrónica, sincronização de dados, entre outras, e tem escritórios em Portugal, Brasil e Colômbia.
A empresa faz parte do grupo Sonae desde a sua criação e conta com uma base de clientes de retalho, serviços financeiros, telecomunicações, indústria e setor público.
"Esta transação está integrada na estratégia de gestão ativa de portfólio da Sonae IM", referiu, na altura, o presidente executivo (CEO) da Sonae IM, Eduardo Piedade (na foto), adiantando que a atividade da empres "passa por investir em empresas tecnológicas, apoiar no seu crescimento, internacionalização, e vender mais tarde para gerar mais valias, como neste caso".
A Oxy Capital II é um fundo de capital de risco que investe em instrumentos híbridos de capital e de dívida, de puro capital e de dívida.
A operação de concentração foi notificada à AdC há pouco mais de três semanas, em 29 de maio.