Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Finpro compra 37% do maior operador portuário espanhol (act)

A Finpro adquiriu 50% da Portobar Capital Limited ao Deutsche Bank. O valor da operação, que representa a aquisição de 37% do capital do espanhol Terminal de Contentores de Barcelona, não foi revelado.

23 de Julho de 2007 às 14:49
  • ...

A Finpro adquiriu 50% da Portobar Capital Limited ao Deutsche Bank. O valor da operação, que representa a aquisição de 37% do capital do espanhol Terminal de Contentores de Barcelona, não foi revelado.

A Finpro, que conta entre os seus principais accionistas com Horácio Roque, Américo Amorim, Caixa Geral de Depósitos e o Fundo da Segurança Social, adquiriu metade do capital da sociedade, tendo os restantes 50% sido adquiridos pela Queensland Investment Corporation (QIC), de acordo com um comunicado hoje emitido pela Finpro.

A Portobar detém 37% do grupo espanhol Terminal de Contentores de Barcelona (TCB), que é o maior operador portuário espanhol.

"A operação pretende aproveitar o plano de expansão da TCB, que visa crescer no mercado asiático e da Oceânia, áreas geográficas que apresentam grande potencial de crescimento ao nível dos terminais de contentores, fruto das fortes taxas de crescimento económico que têm verificado nos últimos anos", segundo a mesma fonte.

"Juntamente com a QIC, numa parceria 50%-50%, adquirimos 100% de uma sociedade que controla 37% do grupo TCB", avançou ao Jornal de Negócios fonte oficial da Finpro, na passada quarta-feira.

De acordo com a mesma fonte, no mercado espanhol corria a informação de que o negócio terá sido efectuado por 380milhões de euros.

O grupo marítimo catalão, que é controlado pela família Pérez Maura, participa na gestão de 13 terminais portuários - nove em Espanha (quatro em Barcelona, dois em Valência e outros dois nas Canárias, e em Gijon) e ainda em Cuba (Havana),

México (Progresso), Brasil (Paranaguá) e Colômbia (Buenaventura).

Este grupo movimentou em 2006 cerca de três milhões de contentores.

A carteira de activos da Finpro inclui a ThamesWater (4,34%), maior empresa de água e serviços do Reino Unido, a Cory Environmental Holdings Limited (33,3%), que gere e trata os lixos de Londres, a Transurban, maior operadora de auto-estradas da Austrália, assim como a portuguesa Companhia de Papel do Prado.

Ver comentários
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio