Notícia
Fim do acordo de saúde entre PT e Estado
Muitos dos 52 mil beneficiários da Associação de Cuidados de Saúde da Portugal Telecom (PT-ACS) já começaram a receber em casa cartas que explicam o fim, a partir do dia 1 de Dezembro, do sistema de apoio nos moldes actuais. Os trabalhadores, famili
Muitos dos 52 mil beneficiários da Associação de Cuidados de Saúde da Portugal Telecom (PT-ACS) já começaram a receber em casa cartas que explicam o fim, a partir do dia 1 de Dezembro, do sistema de apoio nos moldes actuais. Os trabalhadores, familiares e pensionistas terão de requerer o cartão de utente do Serviço Nacional de Saúde (SNS), segundo o "Jornal de Notícias".
No dia 30 de Outubro, a PT-ACS denunciou o protocolo para a área da saúde que tinha com o Instituto de Gestão Informática e Financeira do Ministério da Saúde (IGIF) por falta de pagamento deste último. A dívida era na ordem dos 36 milhões de euros e remonta, segundo os sindicatos, a 2002. As negociações decorriam há meses, mas o Ministério não concordava com o número de beneficiários nem com o montante.
O sistema ainda em vigor pressupunha responsabilidades tripartidas entre trabalhador, Estado (em percentagens semelhantes) e PT-ACS, com cerca de 54% da fatia da despesa quando os seus beneficiários utilizassem o SNS.