Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Fabricante da Ray-Ban compra GrandVision por 7 mil milhões de euros

A compra da GrandVision dará à EssilorLuxottica, fabricante dos óculos Ray-Ban, acesso a mais de 7.000 lojas em mais de 40 países. O acordo deverá estar fechado nos próximos 12 a 24 meses.

Reuters
31 de Julho de 2019 às 08:31
  • 1
  • ...
A EssilorLuxottica, fabricante dos óculos Ray-Ban, chegou a acordo para comprar a holandesa GrandVision por 7,3 mil milhões de euros, numa operação que dará à empresa franco-italiana acesso a mais de 7.000 lojas em mais de 40 países.  

De acordo com a Bloomberg, a EssilorLuxottica concordou pagar 28 euros por ação em troca da participação de 77% que a HAL, empresa controlada pela família holandesa Van der Vorm, detém na GrandVision. Depois desta aquisição, a EssilorLuxottica terá de fazer uma oferta pelas restantes ações da GrandVision.

O preço representa um prémio de 33% face ao valor de fecho da GrandVision de 16 de julho, um dia antes de a agência norte-americana ter avançado que as duas empresas estavam em negociações. Os títulos da empresa holandesa negoceiam na bolsa de Amesterdão desde 2015. 

O acordo foi anunciado no dia em que a EssilorLuxottica apresentou os resultados para o primeiro semestre, que ficaram acima das previsões dos analistas consultados pela Bloomberg. A empresa também disse que a oferta subirá para os 28,42 euros caso a aquisição não se concretize nos próximos 12 meses. A conclusão da operação poderá demorar entre 12 e 24 meses, adianta a Bloomberg.

Quanto ao financiamento para comprar a GrandVision, a empresa franco-italiana explicou que o fará através de um empréstimo-ponte de 8 mil milhões de euros e que planeia, mais tarde, um refinanciamento de 2 mil milhões de euros através de dívida e ações. 

As ações da GrandVision estão a subir 4,5% para 26,50 euros, enquanto os títulos da EssilorLuxottica avançam 0,67% para 119,35 euros na sessão desta quarta-feira.
Ver comentários
Saber mais empresas EssilorLuxottica GrandVision Ray-Ban
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio