Notícia
Fábrica de baterias em Sines vai lucrar com acordo entre Volkswagen e Xpeng Motors
A fabricante chinesa de baterias de lítio CALB, que terá em Portugal a sua maior fábrica na Europa, espera beneficiar com o acordo atingido entre a alemã Volkswagen e a construtora de veículos elétricos Xpeng Motors.
Com uma fábrica de baterias para carros elétricos já projetada e em andamento para nascer em Portugal até 2025, a chinesa CALB manifestou esta quinta-feira o seu agrado face ao acordo recentemente conseguido entre a alemã Volkswagen e a construtora chinesa de automóveis elétricos XPeng Motors.
A aliança estratégica de longo prazo entre as duas empresas prevê que a fabricante automóvel alemã Volkswagen adquira uma participação de 4,99% da chinesa Guangzhou Xiaopeng Motors Technology (XPeng Motors) por 630 milhões de euros, tendo em vista o desenvolvimento de veículos elétricos.
Para a fabricante de baterias de lítio - que terá em Sines a sua maior fábrica em território europeu - esta parceria será uma "excelente oportunidade de crescimento" e também para o "reforço da cooperação entre os mercados europeu e chinês", referiu a CALB em comunicado.
"Enquanto único fornecedor de baterias da XPeng, a CALB considera que o acordo estabelecido entre as duas marcas da Alemanha e da China constitui o início de um novo ciclo de crescimento e sucesso para todos" disse Liu Jingyu, chairman da empresa, que integra a lista dos cinco maiores construtores do mundo de baterias para carros elétricos.
Ainda segundo Liu, "o acordo firmado entre a Volkswagem e a XPeng Motors significa uma nova oportunidade para a CALB já que prevê o desenvolvimento de novos veículos movidos a energia", permitindo também "demonstrar a sua capacidade tecnológica" e "ter mais hipóteses de entrar em mercados estrangeiros".
O investimento da CALB na futura unidade industrial de Sines (cujo valor não foi revelado) foi alvo de um memorando de entendimento, assinado entre a China Aviation Lithium Battery Tecnology (CALB), cotada na bolsa de Hong Kong, e o Estado português, a 3 de novembro de 2022.
Mais recentemente a empresa chinesa estabeleceu também um contrato de reserva de direito de superfície na ordem de 90 hectares para instalação da fábrica em Sines e apresentou à Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal (AICEP) uma candidatura para obter a classificação do mega projeto de investimento como Potencial de Interesse Nacional [PIN].
De acordo com a CALB, a fábrica em território português "deverá entrar em funcionamento em 2025 para começar a dar resposta à atual carteira de encomendas da empresa no continente europeu", refere o mesmo comunicado, acrescentando: "Quando estiver em pleno funcionamento, esta fábrica poderá representar cerca de 4% do PIB português uma vez que todas as vendas serão exportações para o mercado europeu".
Para os responsável da empresa chinesa, a fábrica "tem de estar aberta em 2025" para que, no ano seguinte, as baterias possam "sair de Sines para a Europa para serem instaladas em vários automóveis europeus, até ao final do primeiro trimestre" de 2026. A fábrica de Sines vai ser construída em várias fases, tendo a primeira como objetivo "acomodar a carteira de encomendas que [a empresa] já tem neste momento" na Europa.
Numa segunda fase, em 2028, a empresa prevê ampliar as instalações, o que vai permitir "escalar de 15 para 45 gigawatt-hora (GWh)". Poderá haver ainda uma terceira fase para duplicar a fábrica e ficar com uma unidade igual à maior Unidade industrial europeia, que é a da Tesla.
O projeto da CALB em Sines já deu início ao processo licenciamento ambiental, mas entretanto a Agência Portuguesa do Ambiente considerou que é necessário um maior aprofundamento.
A aliança estratégica de longo prazo entre as duas empresas prevê que a fabricante automóvel alemã Volkswagen adquira uma participação de 4,99% da chinesa Guangzhou Xiaopeng Motors Technology (XPeng Motors) por 630 milhões de euros, tendo em vista o desenvolvimento de veículos elétricos.
"Enquanto único fornecedor de baterias da XPeng, a CALB considera que o acordo estabelecido entre as duas marcas da Alemanha e da China constitui o início de um novo ciclo de crescimento e sucesso para todos" disse Liu Jingyu, chairman da empresa, que integra a lista dos cinco maiores construtores do mundo de baterias para carros elétricos.
Ainda segundo Liu, "o acordo firmado entre a Volkswagem e a XPeng Motors significa uma nova oportunidade para a CALB já que prevê o desenvolvimento de novos veículos movidos a energia", permitindo também "demonstrar a sua capacidade tecnológica" e "ter mais hipóteses de entrar em mercados estrangeiros".
O investimento da CALB na futura unidade industrial de Sines (cujo valor não foi revelado) foi alvo de um memorando de entendimento, assinado entre a China Aviation Lithium Battery Tecnology (CALB), cotada na bolsa de Hong Kong, e o Estado português, a 3 de novembro de 2022.
Mais recentemente a empresa chinesa estabeleceu também um contrato de reserva de direito de superfície na ordem de 90 hectares para instalação da fábrica em Sines e apresentou à Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal (AICEP) uma candidatura para obter a classificação do mega projeto de investimento como Potencial de Interesse Nacional [PIN].
De acordo com a CALB, a fábrica em território português "deverá entrar em funcionamento em 2025 para começar a dar resposta à atual carteira de encomendas da empresa no continente europeu", refere o mesmo comunicado, acrescentando: "Quando estiver em pleno funcionamento, esta fábrica poderá representar cerca de 4% do PIB português uma vez que todas as vendas serão exportações para o mercado europeu".
Para os responsável da empresa chinesa, a fábrica "tem de estar aberta em 2025" para que, no ano seguinte, as baterias possam "sair de Sines para a Europa para serem instaladas em vários automóveis europeus, até ao final do primeiro trimestre" de 2026. A fábrica de Sines vai ser construída em várias fases, tendo a primeira como objetivo "acomodar a carteira de encomendas que [a empresa] já tem neste momento" na Europa.
Numa segunda fase, em 2028, a empresa prevê ampliar as instalações, o que vai permitir "escalar de 15 para 45 gigawatt-hora (GWh)". Poderá haver ainda uma terceira fase para duplicar a fábrica e ficar com uma unidade igual à maior Unidade industrial europeia, que é a da Tesla.
O projeto da CALB em Sines já deu início ao processo licenciamento ambiental, mas entretanto a Agência Portuguesa do Ambiente considerou que é necessário um maior aprofundamento.