Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Exportações de carros elétricos da China duplicam em maio

Os fabricantes de automóveis na China exportaram 1,2 mil milhões de dólares em veículos de passageiros elétricos em maio - o dobro em relação ao ano passado e quase o triplo face a abril.

No ano passado, o incremento no parque automóvel foi de 110 mil veículos, de acordo com os dados da ACAP.
Inês Gomes Lourenço
21 de Junho de 2022 às 13:39
  • 5
  • ...

As exportações de carros elétricos chineses duplicaram em maio, com uma grande fatia - mais de metade - a seguir para a Europa.

Os fabricantes de automóveis na China exportaram 1,2 mil milhões de dólares (1,14 mil milhões de euros à taxa de câmbio atual) em veículos de passageiros elétricos - um aumento de 122% em relação ao ano passado e quase o triplo face a abril.

No total, contabilizando todo o tipo de carros de passageiros, a China exportou 2,8 mil milhões de dólares (2,66 mil milhões de euros) em viaturas - o quarto valor mais elevado desde 2020, de acordo com dados da Bloomberg.

Com as vendas de carros a nível doméstico a diminuirem pelo 11º mês no espaço de um ano, os fabricantes chineses têm-se virado para compradores estrageiros para escoar a produção. O maior mercado é o europeu e foi o destino de mais de metade das vendas, com a maioria das restantes a seguir para a Ásia.

Em 2021, a China contabilizou 60% das exportações globais de veículos elétricos, uma tendência que se deve manter, apesar da abertura da nova fábrica da Tesla na Europa, que poderá diminuir esses valores, de acordo com o analista Stephen Dyer da AlixPartners.

O secretário-geral da Associação Chinesa de Veículos de Passageiros, Cui Dongshu, adiantou que os carros elétricos contabilizam 21% das exportações totais da China, a maioria da responsabilidade de empresas como a Tesla e a SAIC, ambas fabricantes de automóveis baseadas em Xangai.

Ver comentários
Saber mais China Europa Tesla
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio