Notícia
Euronet e SIBS estudam modelos de colaboração para acabar com comissões na rede húngara
A Euronet está a negociar com a SIBS eventuais modelos de colaboração para evitar que alguns cartões mistos assumam apenas a opção de levantamento a crédito, o que implica o pagamento de comissões, escreve o Público.
A SIBS e a Euronet estão a estudar modelos de colaboração que permitam o acesso desta última à rede Multibanco. O Público escreve que o objectivo é evitar que alguns cartões mistos assumam apenas o levantamento a crédito nas caixas automáticas da rede da empresa de origem húngara, o que implica a cobrança de comissões por parte dos bancos.
Neste momento, existem já centenas de caixas da Euronet em Portugal. E como são semelhantes às da rede Multibanco, alguns portugueses são depois surpreendidos com o encargo adicional.
Já houve várias queixas relativas a estes custos, que acabaram numa troca de argumentos entre as duas empresas, relembra o Público. A empresa húngara terá mesmo chegado a pedir para aceder à rede portuguesa para evitar esse tipo de situações.
Em Julho, a SIBS negou este pedido da Euronet. Mas agora, em resposta ao Público, confirmou "a existência de conversações com a Euronet no sentido de se estudarem possíveis modelos de colaboração".