Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

EUA esperam a pior época natalícia desde 2002

Depois da comemoração do dia de Acção de Graças nos EUA, as grandes lojas de retalho começaram com as promoções e vão abrir de madrugada. O objectivo é incentivar ao consumo, numa altura em que as crises no mercado hipotecário e financeira retiram confian

23 de Novembro de 2007 às 08:23
  • ...

Depois da comemoração do dia de Acção de Graças nos EUA, as grandes lojas de retalho começaram com as promoções e vão abrir de madrugada. O objectivo é incentivar ao consumo, numa altura em que as crises no mercado hipotecário e financeira retiram confiança aos investidores americanos, o que deverá fazer com que as receitas do sector do retalho registem o crescimento mais fraco desde 2002.

As vendas a retalho nos meses de Novembro e Dezembro devem crescer 4% este ano para os 474,5 mil milhões de dólares (318 mil milhões de euros), de acordo com uma estimativa da Federação Nacional de Retalho nos EUA, o que será o menor crescimento nos últimos cinco anos.

"Os consumidores não sentem que estejam com boa saúde financeira e, muito sinceramente, muitos deles não estão em boa posição. As suas casas valem menos, o valor das suas carteiras de acções caiu e estão a gastar mais em combustível de aquecimento", afirmou uma especialista à agência Bloomberg.

Para contrariar esta tendência de queda, as lojas começam hoje com as promoções, o que baixa o potencial de receitas das lojas e pode aumentar o pessimismo para a sessão de hoje das bolsas norte-americanas.

O feriado de Acção de Graças, comemorado ontem nos EUA, serve para medir o comportamento dos consumidores norte-americanos antes do Natal. No entanto, o dia de hoje, chamado de Sexta-feira Negra, é o dia mais forte do ano, porque é onde começam as promoções. Para hoje e amanhã são esperados 132 milhões de clientes em todas as lojas dos EUA.

Ver comentários
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio