Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Estradas de Portugal fecha sexto acordo e assegura cortes de 1,3 mil milhões

A EP assinou, esta madrugada, uma poupança de 155 milhões de euros no Algarve. Foi o sexto acordo.

04 de Outubro de 2012 às 17:19
  • 23
  • ...
A Estradas de Portugal (EP) e a concessionária do Algarve Litoral chegaram quinta-feira a acordo para a redução do objecto do contrato desta concessão, que vai representar uma poupança, a preços correntes, estimada em cerca de 155 milhões de euros.

Com a assinatura do sexto memorando de entendimento, os cortes totais no investimento e despesas operacionais das novas concessões chegarão a 1.348 milhões de euros.

Em comunicado, a EP explicou que no caso do Algarve Litoral a poupança será obtida em 110 milhões de euros de investimento em capital fixo e 45 milhões de euros em despesas operacionais.

“Com a redução do investimento e dos custos decorrentes, a EP estima diminuir os pagamentos futuros à subconcessionária, ao longo da vida da subconcessão, em valores próximos de 500 milhões de euros, o que, a valores actuais (VAL) representa um valor de cerca de 200 milhões de euros”, explicou a empresa pública.

A redução agora acordada traduz-se na retirada desta subconcessão de lanços ainda não iniciados, como sejam as variante de Odiáxere, de Olhão, de Luz de Tavira e à EN2 entre Faro e S. Brás de Alportel.

“Por outro lado, regressarão à esfera de actuação da EP, a 1 de Janeiro de 2014, um conjunto de estradas que havia integrado a subconcessão para efeitos de conservação e manutenção, num total de cerca de 93 quilómetros”.

Segundo a empresa pública, após um período de suspensão da obra de quatro meses, a concessionária retomará os trabalhos de modernização da EN125 em toda a sua extensão, bem como a construção das variantes a esta estrada em Lagos, Almancil/Troto, Faro e a ligação entre Guia e Albufeira.


As poupanças com os seis acordos da Estrada de Portugal

1. Pinhal Interior. 485 milhões de euros (2 de Agosto)

2. Transmontana. 81 milhões de euros (9 de Agosto)

3. Litoral Oeste. 48 milhões de euros (21 de Agosto)

4. Baixo Tejo. 241 milhões de euros (23 de Agosto)

5. Baixo Alentejo. 338 milhões de euros (18 de Setembro)

6. Algarve Litoral. 155 milhões de euros (4 de Outubro)



Ver comentários
Saber mais Estradas de Portugal EP concessões estradas
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio